Banco rebaixa previsão de crescimento da China para 6,8% em 2015

Publicado em 22/09/2015 07:59

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) rebaixou nesta terça­feira (22) sua previsão de crescimento da China em 2015 para 6,8%, abaixo dos 7,2% estimados pela entidade em março, com base no enfraquecimento da demanda externa, um dos principais motores da segunda maior economia do mundo.

Em entrevista coletiva em Pequim, representantes do BAD também anunciaram uma revisão do crescimento econômico na Ásia para 5,8% em 2015 e para 6% em 2016, abaixo de sua previsão de março, do 6,3% para os dois anos.

Apesar do crescimento moderado, espera­se que a região asiática continue sendo o principal contribuinte do crescimento global mundial, assinalou o economista­chefe do BAD, Shang­Jin Wei, no novo relatório.

No entanto, o especialista reconheceu que há "vários obstáculos em jogo (para a Ásia), como as pressões monetárias e as preocupações sobre fugas de capital".

O sudeste asiático, segundo o BAD, está levando a pior com a desaceleração econômica da China, com um crescimento previsto em 2015 de 4,4%. No entanto, a entidade espera uma recuperação com uma expansão de 4,9% em 2016.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Juros futuros têm alta firme após IPCA-15 pior que o esperado
Candidato da oposição confia nos militares para garantir respeito aos resultados na Venezuela
Insegurança alimentar no Brasil cai 85% em 2023, segundo relatório da ONU
Consumo nos Lares Brasileiros encerra primeiro semestre em alta de 2,29%, aponta ABRAS
Distribuidores de aço têm recorde em venda diária e adotam viés positivo para 2024
Yellen diz que negociações sobre acordo global para taxar super-ricos não são oportunas