Banco rebaixa previsão de crescimento da China para 6,8% em 2015

Publicado em 22/09/2015 07:59

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) rebaixou nesta terça­feira (22) sua previsão de crescimento da China em 2015 para 6,8%, abaixo dos 7,2% estimados pela entidade em março, com base no enfraquecimento da demanda externa, um dos principais motores da segunda maior economia do mundo.

Em entrevista coletiva em Pequim, representantes do BAD também anunciaram uma revisão do crescimento econômico na Ásia para 5,8% em 2015 e para 6% em 2016, abaixo de sua previsão de março, do 6,3% para os dois anos.

Apesar do crescimento moderado, espera­se que a região asiática continue sendo o principal contribuinte do crescimento global mundial, assinalou o economista­chefe do BAD, Shang­Jin Wei, no novo relatório.

No entanto, o especialista reconheceu que há "vários obstáculos em jogo (para a Ásia), como as pressões monetárias e as preocupações sobre fugas de capital".

O sudeste asiático, segundo o BAD, está levando a pior com a desaceleração econômica da China, com um crescimento previsto em 2015 de 4,4%. No entanto, a entidade espera uma recuperação com uma expansão de 4,9% em 2016.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guillen, do BC, diz que meta fiscal de 2024 deve ser cumprida, mas cenário demanda atenção
Turquia e Brasil são principais compradores de diesel russo, mostram dados da LSEG
Ibovespa sobe na abertura com commodities em alta
Dólar tem leve baixa após Haddad e Durigan sinalizarem novas medidas fiscais em 2025
Dólar sobe em linha com o exterior diante de apostas de afrouxamento menor pelo Fed
China importa recorde de minério de ferro em 2024 com demanda resiliente e exportações de aço
undefined