Na Veja: PT levou R$ 20,5 mi em propina em dez anos, diz delator dono da UTC

Publicado em 16/09/2015 10:54

O empreiteiro e delator do petrolão Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, afirmou que pagou 20.251.000 de reais ao PT em dez anos, de 2004 a 2014, como propina vinculada a contratos da empresa com a Petrobras. Pessoa entregou à Justiça Federal planilhas que corroboram seu depoimento, prestado em maio como acordo de colaboração premiada na Operação Lava Jato.

A contabilidade da propina inclui uma "conta corrente" que tinha como "cliente" o ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, preso na Lava Jato. A tabela está intitulada "JVN - PT". O saldo indica que a UTC pagou a Vaccari um "pixuleco" total estimado em 3.921.000 de reais, em espécie, entre 2008 e 2013, por fora dos acordos de contribuição direta ao PT. Segundo Ricardo Pessoa, também por indicação de Vaccari, diretórios do partido receberam outros 16,6 milhões de reais, em época de campanha eleitoral ou não.

"A maioria dos pagamentos feitos para o PT era por meio de doações oficiais, mas por vezes Vaccari pediu valores em espécie por fora", disse Pessoa. Ele afirmou não ter certeza sobre o destino dos 3,9 milhões pagos em espécie a Vaccari, embora o petista também dissesse que eram arrecadados para o partido.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

 

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidato da oposição confia nos militares para garantir respeito aos resultados na Venezuela
Insegurança alimentar no Brasil cai 85% em 2023, segundo relatório da ONU
Consumo nos Lares Brasileiros encerra primeiro semestre em alta de 2,29%, aponta ABRAS
Distribuidores de aço têm recorde em venda diária e adotam viés positivo para 2024
Yellen diz que negociações sobre acordo global para taxar super-ricos não são oportunas
Wall Street opera misto enquanto investidores avaliam dados do PIB após perdas em tecnologia