Contratos futuros do minério de ferro sobem 5% na China por otimismo com aço

Publicado em 09/09/2015 12:42

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na China subiram 5 por cento nesta quarta-feira, impulsionados por esperanças de que gastos em infraestrutura ganhem ritmo no restante do ano e impulsionem a demanda por aço.

A demanda por aço na China, maior consumidor do mundo, continua a diminuir neste ano em meio a uma desaceleração da economia, estimulando mais produtores a vender no exterior. O consumo de aço da China caiu no ano passado pela primeira vez desde 1981.

Gastos com infraestrutura em alguns setores, como telecomunicações, estão apenas "30-40 por cento" concluídos, e os governos locais podem acelerar os investimentos ainda este ano, disse o analista Wang Li, do CRU Group em Pequim. "Há algumas incertezas na economia global, mas o governo chinês tem maior poder e influência sobre a economia, então eu não estou muito baixista", disse Wang.

O contrato de janeiro de minério de ferro, o mais negociado na bolsa de Dalian, subiu até 5 por cento, para 402 iuanes (63 dólares) por tonelada, o limite máximo diário fixado pela bolsa, atingindo seu maior nível desde 3 de julho. Ele fechou a 398 iuanes, com alta de 3,9 por cento.

Nesta quarta-feira, o minério de ferro para entrega imediata no porto chinês de Tianjin subiu 0,50 dólar, para 56,90 dólares a tonelada.

(Por Manolo Serapio Jr)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Autoridades do BCE mostram nervosismo com crescimento fraco e iminência de tarifas de Trump
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump
undefined