Contratos futuros do minério de ferro sobem 5% na China por otimismo com aço

Publicado em 09/09/2015 12:42

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na China subiram 5 por cento nesta quarta-feira, impulsionados por esperanças de que gastos em infraestrutura ganhem ritmo no restante do ano e impulsionem a demanda por aço.

A demanda por aço na China, maior consumidor do mundo, continua a diminuir neste ano em meio a uma desaceleração da economia, estimulando mais produtores a vender no exterior. O consumo de aço da China caiu no ano passado pela primeira vez desde 1981.

Gastos com infraestrutura em alguns setores, como telecomunicações, estão apenas "30-40 por cento" concluídos, e os governos locais podem acelerar os investimentos ainda este ano, disse o analista Wang Li, do CRU Group em Pequim. "Há algumas incertezas na economia global, mas o governo chinês tem maior poder e influência sobre a economia, então eu não estou muito baixista", disse Wang.

O contrato de janeiro de minério de ferro, o mais negociado na bolsa de Dalian, subiu até 5 por cento, para 402 iuanes (63 dólares) por tonelada, o limite máximo diário fixado pela bolsa, atingindo seu maior nível desde 3 de julho. Ele fechou a 398 iuanes, com alta de 3,9 por cento.

Nesta quarta-feira, o minério de ferro para entrega imediata no porto chinês de Tianjin subiu 0,50 dólar, para 56,90 dólares a tonelada.

(Por Manolo Serapio Jr)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação
undefined