Oposição pressiona Renan a devolver Orçamento com previsão de déficit

Publicado em 01/09/2015 15:46

Deputados de quatro partidos de oposição vão pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a devolver a proposta orçamentária apresentada pelo governo federal nesta segunda-feira. O texto prevê um rombo de 30,5 bilhões para o ano que vem, mas opositores ao governo e o próprio relator do Orçamento apontam uma maquiagem feita pelo Executivo para tentar esconder o real tamanho do prejuízo.

De acordo com o relator Ricardo Barros (PP-PR), foi identificada a previsão de pelo menos 3,4 bilhões de reais que não constam na proposta federal: 1,5 bilhão de reais para o pagamento das emendas parlamentares, recurso que se tornou obrigatório após a aprovação do Orçamento Impositivo, e outros 1,9 bilhão de reais para a compensação dos Estados com a Lei Kandir - foi mandada somente a metade dela.

Já a oposição estima um rombo bem maior para o ano que vem, calculado com base em receitas tributárias que foram consideradas pelo governo, mas sequer receberam o aval do Congresso, e na retração da economia. "O governo está considerando uma receita inexistente, sendo que chegamos a um número de 115 bilhões para o déficit", disse o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE).

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

Fonte: Veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milei, da Argentina, atua como substituto de Trump na cúpula do G20 no Rio
Dólar sobe ante real após escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia
Taxas de juros a partir de 2026 caem enquanto mercado espera por pacote fiscal
Estamos prontos para apoiar a Argentina, diz chefe do FMI após reunião com Milei
Ações caem com investidores em busca de segurança em meio a preocupações geopolíticas
Distribuidores de aços planos vendem 3% mais em outubro, diz Inda
undefined