Ibovespa Futuro cai forte com provável déficit em 2016; dólar e DI disparam

Publicado em 31/08/2015 10:20

SÃO PAULO - O Ibovespa Futuro abre em baixa nesta segunda-feira (31) com a piora nas perspectivas para o quadro fiscal depois do governo desistir de recriar a CPMF e com notícias de que o Orçamento de 2016 irá ao Congresso mostrando déficit. Diante disso, a possibilidade da perda do grau de investimento e da saída do ministro Joaquim Levy do Ministério da Fazenda ficam mais próximas. Do lado internacional as bolsas caem antes de dados dos PMIs (Índices Gerentes de Compras) de serviços e da indústria da China que sairão à noite, além do PMI de Chicago nos Estados Unidos.

 

Às 9h23 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para outubro caía 2,14%, a 46.760 pontos. Já o dólar futuro para setembro tem alta de 1,61% a R$ 3,640. No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2017 sobe 31 pontos-base para 14,26% enquanto o DI para janeiro de 2021 dispara 46 pbs para 14,18%.
 
Uma fonte da área econômica ouvida pela Bloomberg disse que os ministérios da Fazenda e do Planejamento travam embate para fechar o Orçamento. Levy estaria preocupado com o sinal negativo mostrado ao mercado. Para o ministro, haveria pouco espaço para elevação da carga tributária e sua proposta seria um corte “duro” agora, reduzindo despesas com programas ineficientes e nas despesas obrigatórias, segundo informações do Estado de S. Paulo. Já Nelson Barbosa, do Planejamento, defenderia o gradualismo no corte de gastos devido à necessidade de negociação com o Congresso e representantes dos trabalhadores.
 
Clique aqui e veja a matéria na íntegra.


 

Fonte: Infomoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação
undefined