Dólar sobe 1% sobre o real por preocupação com economia chinesa

Publicado em 21/08/2015 18:00

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu 1 por cento ante o real nesta sexta-feira, refletindo o quadro de aversão ao risco nos mercados globais após a atividade no setor industrial da China recuar no maior ritmo em seis anos, a mais recente notícia que traz preocupação sobre a desaceleração da segunda maior economia do mundo.

A moeda norte-americana subiu 1,05 por cento, a 3,4960 reais na venda. Na semana, o dólar acumulou alta de 0,37 por cento.

"Os fatores para o câmbio ainda são negativos, com a situação da China piorando e o lado político aqui que não mostra sinais de melhora", disse o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto.

A surpreendente desvalorização do iuan na semana passada e o quase colapso das bolsas de valores vêm provocando temores sobre a economia da China, levando os mercados financeiros a derraparem.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar do Caixin/Markit foi a 47,1 em agosto, bem abaixo da mediana das projeções em pesquisa da Reuters com analistas, que previam 47,7, e do resultado final de julho, que marcou 47,8.

Nesse contexto, o dólar valorizava-se frente às principais moedas emergentes, como os pesos chileno e mexicano. As bolsas de valores no mundo também sofreram, com os índices acionários norte-americanos despencando mais de 3 por cento.

O cenário político turbulento também levou investidores a adotarem cautela. Na véspera, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF), tornando-se o primeiro político com foro privilegiado a ser acusado por envolvimento no escândalo de corrupção apurado pela operação Lava Jato.

"Vai demorar até que o mercado consiga deixar de lado a política. Todo dia há um componente de incerteza adicional, além da economia fraca e do cenário externo", disse o operador de uma corretora nacional, sob condição de anonimato.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 11 mil contratos de swap cambial tradicional, que equivalem a venda futura de dólares, para a rolagem do lote que vence no próximo mês. Ao todo, o BC já rolou 7,033 bilhões de dólares, ou cerca de 70 por cento, do total de 10,027 bilhões de dólares e, se continuar neste ritmo, vai recolocar o todo o lote.

(Por Bruno Federowski; Reportagem adicional de Flavia Bohone)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e EUA farão anúncio sobre aproximação em transformação ecológica, diz Haddad
S&P e Nasdaq fecham nos menores níveis em várias semanas pressionados por Tesla e Alphabet
Dólar fecha no 2º maior valor do ano em mais um dia de pressão para emergentes
Ibovespa tem queda discreta com petroleiras atenuando pressão de Wall St
Taxas de juros futuros voltam a subir com alta do dólar e dos rendimentos dos Treasuries
Receita do setor de mineração do Brasil cresce 8% no 1º semestre