'Contas públicas do país são as mais transparentes do mundo', diz Levy

Publicado em 14/08/2015 08:03

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta quinta-feira (13) que as contas públicas do Brasil "são as mais transparentes do mundo", referindo-se às explicações que o governo precisa dar ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as chamadas "pedaladas fiscais". Na véspera, o órgão deu mais 15 dias para a presidente Dilma Rousseff esclarecer supostas irregularidades nas contas públicas.

Levy elogiou o trabalho do TCU e afirmou que o governo tem "total nível de transparencia". "As informações mais importantes deverão ser respondidas como tem sido respondidas", disse a jornalistas em evento sobre mudanças climáticas e sustentabilidade do Instituto Ethos, em São Paulo.

Sobre rumores de uma possível proposta de redução de ministérios para ajudar no ajuste fiscal do governo, Levy disse que "a exata economia que seria feita com essa redução "não foi quantificada por ninguém" e evitou responder se a ideia teria sido sugerida por ele à presidente. "Eu acho que esse tema a presidente sabe que não precisa contar exatamente com as minhas observações".

Sobre mudanças no projeto que reduz as desonerações da folha de pagamento das empresas, Levy afirmou que a pauta entrará no Congresso na próxima semana.

Avanço do dólar
O ministro também disse que é preciso continuar trabalhando para frear a alta acentuada da moeda norte-americana frente ao real. "Temos que evitar o crescimento exagerado de despesas obrigatórias e evitar a criação de despesas onde não há mais receitas", afirmou.

O ministro mencionou a desvalorização da moeda chinesa (iuan) e destacou que o dólar se apreciou "mesmo em economias em que a flexibilidade da moeda é menor que no Brasil tambem houve repercussões".

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação
undefined