Operação Lava Jato: Preso, presidente da Eletronuclear recebeu R$ 4,5 mi em propinas

Publicado em 28/07/2015 15:14

Preso nesta terça-feira durante a 16ª fase da Operação Lava Jato, o presidente licenciado da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás, Othon Luiz Pinheiro da Silva recebeu pelo menos 4,5 milhões de reais em propina, de acordo com o Ministério Público. Os pagamentos foram feitos entre 2009 e 2014 pela Andrade Gutierrez e Engevix, duas das empreiteiras que integravam o chamado clube do bilhão. Já Flavio David Barra, presidente da Andrade Gutierrez Energia também preso nesta terça, foi apontado como o responsável por negociar propina em contratos da usina de Angra 3.

De acordo com a Procuradoria, a propina era repassada ao presidente licenciado da Eletronuclear por meio de empresas de fachada - as investigações mostraram que as firmas não tinham pessoal para executar os serviços apontados ou que o dinheiro apenas 'pingava' na conta delas, sendo imediatamente transferido para a de Pinheiro da Silva. Ele recebia a propina por meio de outra empresa, a Aratec.

O avanço da Lava Jato para o setor elétrico mostra, nas palavras do procurador-federal Athayde Ribeiro Costa, que as irregularidades não estão restritas à Petrobras, mas "espalhadas em contratos da administração pública". Costa classificou a corrupção no país como "endêmica" e afirmou que ela se espalha como uma "metástase". "Hoje a corrupção no Brasil é um crime que compensa, porque os envolvidos saem impunes", afirmou Costa.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior
Dólar sobe com pressão de commodities e iene sobre moedas emergentes
Dólar abre com leve alta em meio a pressões de commodities e iene
Minério de ferro amplia queda em Dalian por enfraquecimento do mercado de aço e cenário de demanda