Ações asiáticas têm leve alta apesar de nova volatilidade no mercado chinês
Por Saikat Chatterjee
HONG KONG (Reuters) - O índice que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tentava se firmar em território positivo nesta terça-feira após alcançar mínimas conforme as ações chinesas oscilaram após Pequim se desdobrar para sustentá-las, enquanto alguns investidores buscaram refúgio da volatilidade do mercado em ativos considerados portos-seguros como bônus soberanos e o iene.
Às 7h09 (horário de Brasília), o índice MSCI tinha variação positiva de 0,04 por cento, após cair quase 1 por cento durante a sessão tocando o patamar mais baixo desde 9 de julho antes de recuperar-se.
Os principais índices da China tiveram uma sessão agitada. O índice de Xangai chegou a cair mais de 3 por cento, então reduziu as perdas fechando em queda de 1,7 por cento.
Com a maioria dos índices acionários focados na China bastante voláteis após Pequim prometer mais apoio, a confiança continuava fraca com muitos investidores buscando sair dos mercados nos primeiros sinais de um rali.
"A confiança de investidores de varejo no mercado continental está muito fraca. Eles preferem ficar longe do mercado após liquidar suas posições", disse o diretor da UOB Kay Hian, Steven Leung.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,1 por cento, a 20.328 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,62 por cento, a 24.503 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,68 por cento, a 3.662 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve oscilação positiva de 0,01 por cento, a 2.039 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,30 por cento, a 8.582 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,98 por cento, a 3.281 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,09 por cento, a 5.584 pontos.
BC da China diz que fará mudanças de política monetária conforme o necessário
PEQUIM (Reuters) - O banco central da China afirmou na terça-feira que usará várias ferramentas de política monetária para manter níveis apropriados de liquidez no segundo semestre deste ano.
O BC acrescentou que os principais indicadores econômicos estão melhorando de forma firme.
A queda dos mercados acionários ampliou as preocupações sobre a saúde da segunda maior economia do mundo, afetando os mercados financeiros globais.
(Reportagem de David Stanway e Ben Blanchard)