Grécia entra com pedido formal de empréstimo para zona do euro e se compromete com reformas

Publicado em 08/07/2015 08:56

A Grécia entrou com um pedido formal de um empréstimo de resgate junto ao fundo de suporte especial da zona do euro, disse nesta quarta-feira o porta-voz do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês).

O  grupo de ministros das Finanças da zona do euro vai avaliar o pedido, que é formalmente direcionado a seu presidente, Jeroen Dijsselbloem, em uma teleconferência nesta quarta-feira (8).

"O ESM recebeu o pedido grego, que será negociado com o EWG [Euro Working Group] hoje", afirmou o porta-voz, Michel Reijns, em mensagem publicada no Twitter.

Carta
Na carta, assinada pelo ministro das Finanças, a Grécia solicita ajuda, em valor não especificado, por três anos, e se compromete a realizar "reformas e medidas amplas a serem implementadas nas áres de sustentabilidade fiscal, e crescimento de longo prazo".

"Nós propomos implementar imediatamente um conjunto de medidas, a partir da próxima semana, incluindo medidas relacionadas a reforma tributária e meidas relacionadas a pensões", diz o texto.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Dólar sobe ante real nesta 4ª feira, de olho em China e Grécia

O dólar subia ante o real nesta quarta-feira, em meio a preocupações com a fraqueza das bolsas da China, que investidores temem poder indicar desaceleração mais firme na segunda maior economia do mundo, e com a crise da dívida da Grécia.

Às 9h20, a moeda norte-americana subia 0,53%, a R$ 3,1995 na venda, após avançar mais de 1% na sessão passada. Veja cotação.

Mais tarde, o BC dará continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em agosto, com oferta de até 6 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.

Leia a notícia na íntegra no site do G1.

Grécia solicita empréstimo de 3 anos da zona do euro sem especificar quantia

BRUXELAS (Reuters) - A Grécia apresentou um pedido formal nesta quarta-feira para um empréstimo de três anos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês), mas não especificou em sua carta o montante do financiamento buscado, disse uma fonte que viu o documento.

A fonte disse que é prematuro dizer quanto Atenas precisará tomar emprestado de seus parceiros da zona do euro uma vez que depende da avaliação que será realizada pelas instituições credoras de sua perspectiva econômica e finanças públicas cada vez piores.

(Por Paul Taylor)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal