Na Veja: Grécia precisará de mais € 50 bilhões até 2018, diz FMI

Publicado em 03/07/2015 07:24

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a Grécia precisará de pelo menos 50 bilhões de euros até 2018 para conseguir fechar suas contas. Em relatório, divulgado nesta quinta-feira, a entidade ressalta que mesmo que o país aprove o plano dos credores, que será submetido a referendo no próximo domingo, Atenas terá uma necessidade de um reforço financeiro adicional nos próximos três anos. Do total estimado, 36 bilhões de euros seriam financiados com recursos europeus. Na última terça-feira, a Grécia deu um calote de 1,6 bilhão de euros na entidade.

O FMI também reduziu as previsões de crescimento econômico para a Grécia este ano de 2,5% para 0% e piorou suas perspectivas sobre a dívida. Anteriormente, o fundo previa uma tendência de recuperação dos atuais 175% do Produto Interno Bruto (PIB) para 128% em 2020, e que agora vê 150%.

No documento, o fundo classifica a dívida da Grécia como "insustentável" e assegura que a situação piorou desde a chegada ao governo do esquerdista Alexis Tsipras, porque os objetivos fiscais foram alterados, e a aplicação de reformas estruturais, adiada. "Mudanças muito significativas nas políticas e na perspectiva desde o início do ano provocaram uma alta substancial das necessidades de financiamento", acrescentou.

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

Fonte: Veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Equipe econômica detalha na próxima semana corte de gasto com revisão de programas do governo, diz Tebet
Ibovespa recua e fecha na mínima em duas semanas, abaixo de 127 mil pontos
Wall Street fecha em leve baixa antes de balanços de grandes empresas de tecnologia
Kamala Harris ataca Trump e promete compaixão contra caos no seu primeiro comício
Dólar acompanha exterior e volta a subir ante real
Taxas futuras de juros sobem em dia de pressão para emergentes e receios com área fiscal