Na Veja: Governo ainda não tem consenso sobre programa de exportação

Publicado em 23/06/2015 10:01

A dois dias do lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE), item da agenda positiva da presidente Dilma Rousseff, o governo ainda não chegou a um entendimento sobre um ponto fundamental do programa: os recursos para o Proex (Programa de Financiamento à Exportação) . Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro, passaram esta segunda-feira reunidos sem chegar a um acordo.

Monteiro quer ampliar os recursos do Proex ainda este ano, mas, na batalha pelo ajuste das contas públicas, Levy resiste. Nas discussões internas, o ministro da Fazenda tem dito que os recursos previstos no orçamento deste ano serão suficientes e podem até sobrar. Em vez de mais dinheiro, Levy defende o aperfeiçoamento do programa e tem falado na criação de um "super Proex", que não apresente os problemas da versão atual.

Exportadores se queixam que estão sem receber repasses do chamado Proex Equalização desde outubro do ano passado. Neste programa, o governo assume parte dos encargos financeiros. Monteiro tem dito que a previsibilidade e o cumprimento dos prazos são pontos fundamentais para o funcionamento do programa.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.com

Fonte: Veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro sobe com cenário mais sólido para o aço, mas tensões comerciais limitam ganhos
Ações da China e de Hong Kong recuam com iminência de novas restrições e tarifas dos EUA
Política monetária do BCE não deve permanecer restritiva por muito tempo, diz economista-chefe
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
undefined