Banco Central dos EUA deve começar a elevar juros ainda neste ano, diz presidente regional

Publicado em 28/05/2015 08:53

CINGAPURA (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de San Francisco, John Williams, afirmou nesta quinta-feira que o banco central dos Estados Unidos deve elevar os juros ainda neste ano, acrescentando esperar crescimento econômico acima da tendência no resto de 2015 após um primeiro trimestre fraco.

Questionado por jornalistas em Cingapura sobre quando o aperto monetário terá início, Williams disse que o assunto está "sobre a mesa" em todas as reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), seja a próxima em 16 e 17 de junho ou mais tarde.

"Vamos... provavelmente elevar os juros ainda neste ano, aumentando-os gradualmente ao longo dos próximos anos", afirmou Williams durante sessão de perguntas e respostas com a audiência após discursar em simpósio.

O comunicado divulgado pelo Fed após a reunião de abril deixou claro que o banco central norte-americano considerará a cada reunião a possibilidade de promover a primeira alta de juros desde junho de 2006, com a decisão dependendo apenas dos próximos indicadores econômicos.

"Tenho uma reunião do Fomc em algumas semanas. Não preciso tomar decisões hoje. Coletar mais dados, conseguir mais informações, ter discussão e análise", disse Williams.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proclamação da República: encher o tanque com gasolina no feriado custará cerca de R$ 330, afirma Edenred Ticket log
Dólar segue fortalecido frente ao real, porém, ainda muito volátil; patamares são indefinidos até o final de 24
Dólar sobe na abertura com continuação de "Trump trade"
Ações da China e de Hong Kong caem com decepção por incentivo e preocupações com Trump
Senado aprova projeto que regula mercado de carbono
Existem vários caminhos possíveis para se atingir a meta de inflação, diz Galípolo
undefined