Dilma diz que é hora de "reverter" parte das medidas econômicas anticíclicas

Publicado em 27/05/2015 07:53

SÃO PAULO (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que é hora de o governo reverter parte das medidas econômicas anticíclicas adotadas nos últimos anos para evitar que a crise internacional contaminasse o país.

Em discurso no encerramento de um seminário empresarial no México, Dilma afirmou que a crise econômica global durou mais do que o esperado e que é dever do governo reconstituir o equilíbrio fiscal.

"Usamos crédito, nós usamos desoneração de impostos, nós usamos de todos os meios para evitar que a crise contaminasse o Brasil", afirmou Dilma a empresários.

"Agora, posto que ela durou um período maior que esperávamos, é hora de nós revertermos uma parte das nossas medidas anticíclicas... e fazermos o nosso dever que é reconstituir o nosso equilíbrio fiscal", disse.

Dilma também comentou a aprovação pelo Senado da primeira de uma série de propostas enviadas ao Congresso Nacional pelo governo federal para o ajuste das contas públicas. A Medida Provisória 665, que altera o acesso a benefícios trabalhistas, vai agora à sanção presidencial.

"Hoje, há pouco, nós aprovamos a primeira lei que serve de base para esse ajuste que estamos fazendo, por isso, também, eu quero dizer que o México me dá muita sorte", afirmou Dilma.

Também estão em tramitação no Congresso medidas que alteram as regras de acesso a benefícios previdenciários, que eleva as alíquotas de PIS e Cofins para produtos importados e que reduz as desonerações concedidas pelo governo a setores econômicos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe na abertura com continuação de "Trump trade"
Ações da China e de Hong Kong caem com decepção por incentivo e preocupações com Trump
Senado aprova projeto que regula mercado de carbono
Existem vários caminhos possíveis para se atingir a meta de inflação, diz Galípolo
Petrobras reitera que responderá Ibama sobre Foz do Amazonas ainda este mês
Ibovespa fecha no azul com suporte de Embraer em dia repleto de balanços
undefined