Índice acionário asiático fecha em alta, puxado por China e Hong Kong
Por Lisa Twaronite
TÓQUIO (Reuters) - Os índices acionários asiáticos fecharam em alta nesta terça-feira, revertendo perdas do começo da sessão sustentados por ganhos nas bolsas de Hong Kong e da China.
Às 7h31 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 0,17 por cento.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng flertou com as máximas em sete anos, reagindo a expectativas de mais entradas de recursos do continente após Pequim adotar novas medidas para incentivar o investimento transfronteiriço. A bolsa de Xangai também avançou, marcando novas máximas em sete anos.
O índice japonês Nikkei subiu pelo oitavo pregão consecutivo e renovou a máxima em 15 anos, apesar de alguns estrategistas dizerem que investidores podem começar a realizar lucros nos atuais níveis.
"Seja um risco político na zona do euro, volatilidade no mercado de bônus ou o momento da elevação do juro nos Estados Unidos, não podemos ignorar esses riscos", disse o estrategista de investimento sênior da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities Norihiro Fujito, explicando o motivo pelo qual investidores podem desfazer algumas de suas posições altistas.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,12 por cento, a 20.437 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,92 por cento, a 28.249 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSE ganhou 2,02 por cento, a 4.910 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,12 por cento, a 2.143 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,25 por cento, a 9.669 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,03 por cento, a 3.459 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,91 por cento, a 5.773 pontos.