Renan nega intenção de engavetar terceirização e diz que não polemizará com Cunha

Publicado em 24/04/2015 16:28 e atualizado em 24/04/2015 18:29

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota nesta sexta-feira em que nega ter a intenção de "engavetar" o projeto de lei que regulamenta a terceirização, aprovada na Câmara nesta semana e que agora precisa ser analisado pelo Senado.

Na nota, Renan também afirma que não polemizará com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois de ambos manifestarem publicamente posições contrárias em relação ao projeto e à velocidade com a qual ele deverá tramitar no Senado.

"Reafirmo que o Senado Federal não vai engavetar nenhum projeto porque não pode sonegar o debate de qualquer tema", afirmou Renan na nota.

"Não vou polemizar com o presidente da Câmara dos Deputados. Tal controvérsia só interessa àqueles que não querem o fortalecimento e a independência do Congresso Nacional, àqueles que têm horror ao ativismo parlamentar."

Na nota, o presidente do Senado reitera críticas feitas ao texto aprovado pelos deputados, especialmente ao ponto que permite a terceirização das atividades-fim das empresas, e diz que o projeto será alvo de uma discussão "criteriosa" na Casa.

"Terceirizar a atividade-fim, liberar geral significa revogar a CLT, precarizar as relações de trabalho e importa numa involução para os trabalhadores brasileiros. Um inequívoco retrocesso", disparou.

Após a Câmara aprovar o projeto de lei que regulamenta a terceirização na última quarta-feira, senadores defenderam alterações na proposta e Cunha rebateu, lembrando que caberá à Câmara a última palavra sobre o tema.

Renan, então, sinalizou que a tramitação da matéria no Senado deve ser demorada, o que levou Cunha a rebater o presidente do Senado afirmando nesta sexta que não cabe a ele, mas a maioria, a decisão da velocidade da tramitação.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes