Dólar testa barreira de R$3 e fecha em queda à espera de resultado da Petrobras

Publicado em 22/04/2015 17:11

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda ante o real nesta quarta-feira, influenciado por operações pontuais, enquanto os investidores aguardavam a divulgação do balanço auditado da Petrobras e permaneciam atentos a votação de medidas importantes no Congresso Nacional.

O dólar chegou a romper a barreira dos 3 reais durante a sessão, sendo cotado a 2,9969 reais na mínima, mas o movimento não se sustentou.

"A barreira dos 3 reais ainda é um pouco mais difícil de romper e quando chega nesse nível acaba atraindo compra", disse o gerente de câmbio da Correparti João Paulo De Gracia Correa.

O dólar encerrou a sessão cotado a 3,0083 reais na venda, em queda de 0,63 por cento. Desde 4 de março, quando encerrou a 2,9807 reais, o dólar não fecha abaixo de 3 reais.

Na máxima da sessão, o dólar foi negociado a 3,1023 reais.

Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro ficou em torno de 1,7 bilhão de dólares.

"O mercado está mais estável e o movimento da sessão reflete operações pontuais de entrada que fizeram o dólar cair", disse o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcísio Rodrigues.

O mercado aguardava a divulgação dos resultados auditados do terceiro e quarto trimestres do ano passado da Petrobras, previsto para após o fechamento dos mercados nesta quarta-feira.

"O foco hoje deve ser sobre a divulgação do fortemente esperado resultado da Petrobras e as estimativas de custo dos problemas de corrupção", informou o Scotiabank em relatório enviado a clientes.

Além da expectativa pelos resultados da Petrobras, o mercado acompanhava ainda a votação de medidas importantes no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados deve analisar os destaques ao projeto da terceirização ainda nesta quarta-feira, enquanto o Senado Federal deve analisar projeto sobre a indexação da dívida de Estados e municípios.

"O dia está bem recheado de situações locais que ajudam a manter cautela", disse o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto.

No mercado externo, a moeda norte-americana rondava a estabilidade em relação a uma cesta de moedas.

Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta integral de até 10,6 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 4 de maio, equivalentes a 10,115 bilhões de dólares. Até o momento, a autoridade monetária já rolou cerca de 71 por cento do lote total.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem leve alta com foco em resultados de gigantes da tecnologia
Biden continua intensamente focado no trabalho que resta, diz Blinken
Wall St abre com pouca movimentação, foco recai sobre balanços do setor de tecnologia
Ibovespa mostra fraqueza na abertura com queda de commodities
Dólar sobe em linha com emergentes enquanto investidores aguardam dados
Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes