FMI vê baixo potencial de crescimento econômico ao redor do mundo

Publicado em 07/04/2015 11:01

WASHINGTON (Reuters) - O potencial de crescimento mundial sofreu um grande impacto após a crise financeira de 2007-2009 e deve permanecer defasado por anos, sugerindo que as taxas de juros devem permanecer baixas por algum tempo, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) num estudo publicado nesta terça-feira.

Quedas no investimento privado e no crescimento do emprego reduziram o crescimento anual potencial nas economias mais ricas para 1,3 por cento entre 2008 e 2014, meio ponto percentual abaixo do período pré-crise, de acordo com o estudo.

Para os próximos cinco anos, o crescimento anual potencial das economias avançadas deve avançar para 1,6 por cento, ainda abaixo das taxas de crescimento pré-crise, tornando mais difícil a redução das altas dívidas pública e privada, segundo o FMI.

Nos mercados emergentes, o crescimento anual potencial caiu para 6,5 por cento de 2008 a 2014, cerca de 2 pontos percentuais mais baixo do que antes da crise, e a expectativa é que recue ainda mais para 5,2 por cento durante os próximos cinco anos conforme a população envelhece, limitações estruturais restringem o crescimento de capital e a produtividade desacelera.

(Por Anna Yukhananov)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
undefined