EUA: Fed está observando fraqueza recente; momento de alta de juros é incerto

Publicado em 06/04/2015 10:32

NEWARK, EUA (Reuters) - O momento da elevação da taxa de juros é incerto e o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, precisa observar se a surpreendente fraqueza recente na economia norte-americana não é prenúncio de uma desaceleração mais substancial, disse nesta segunda-feira o presidente do Fed de Nova York, William Dudley.

"O momento da normalização dependerá de dados e permanece incerto pois a evolução futura da economia não pode ser prevista completamente", disse Dudley em declarações preparadas, acrescentando que espera que a trajetória de elevações dos juros seja "relativamente rasa".

Ele disse que o relatório fraco de empregos em março, como também dados sobre indústria e vendas no varejo mais fracos que o esperado nos últimos meses, são uma surpresa. No entanto, isso provavelmente reflete "fatores temporários em um grau significativo", incluindo o inverno severo em boa parte dos EUA.

"Será importante monitorar os acontecimentos para determinar se a fraqueza no relatório do mercado de trabalho em março evidenciada na sexta-feira pressagia uma desaceleração mais substancial no mercado de trabalho do que espero hoje", disse Dudley, votante permanente nas decisões sobre política monetária no Fed e um aliado próximo da chair do banco central, Janet Yellen.

(Por Jonathan Spicer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China
Kamala Harris se aproxima da indicação com apoio de delegados e fará campanha em Wisconsin
Acordo sobre plano do Brasil para taxar super-ricos está fora de cogitação no G20, dizem fontes alemãs
Ações da China registram maior queda em 6 meses por pressões econômicas