Na Veja: Governo teme que fala de Levy prejudique o ajuste fiscal

Publicado em 30/03/2015 08:31

A presidente Dilma Rousseff escalou o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para transmitir sua profunda insatisfação com declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que ela nem sempre age da forma mais eficaz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Dilma, segundo interlocutores, ficou irritada ao tomar conhecimento da fala de Levy, feita na terça-feira passada em um encontro em São Paulo, e divulgada no sábado. O Planalto teme que a declaração dificulte ainda mais as negociações para a aprovação das medidas de ajuste fiscal no Congresso.

Mercadante telefonou ao ministro da Fazenda ainda no sábado para falar sobre o assunto. A fala de Levy aconteceu em uma palestra para ex-alunos e professores da Universidade de Chicago. "Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil...Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno", disse o ministro.

A avaliação no Planalto e no Congresso é que esse tipo de discurso vindo do principal ministro da área econômica dificulta as negociações em torno do ajuste fiscal. É dado como certo que o tema deve interferir nas discussões em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, marcada para terça-feira, quando o ministro pretende detalhar seu plano de corte de gastos e a política de retomada do crescimento.

(Com Estadão Contéudo) 

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda e caminha para pior ano desde 2021
Dólar sobe para perto dos R$6,20 em dia sem leilões do Banco Central
Taxas longas sobem e curtas caem com mercado de olho em dados de inflação e emprego
Brasil terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz
Ações europeias encerram semana em alta com impulso de setores financeiro e de saúde
Wall St cai na abertura ao fim de semana mais curta por feriado
undefined