China impulsiona produção global de aço em fevereiro
LONDRES (Reuters) - A produção mundial de aço bruto cresceu 0,6 por cento em fevereiro em relação ao ano passado, à medida que a China aumentou a produção e um rublo fraco levou siderúrgicas russas a elevar a produção reservada para exportação, mostraram números da World Steel Association (Worldsteel).
A produção global de aço totalizou 128 milhões de toneladas em fevereiro, com a produção chinesa estimada em 65 milhões de toneladas ante 62,9 milhões de toneladas em fevereiro de 2014, segundo a Worldsteel.
A China, maior consumidora e produtora, exportou um recorde de 93,78 milhões de toneladas de aço no ano passado conforme sua economia, segunda maior do mundo, desacelerava o ritmo de crescimento.
Apesar da remoção de alguns abatimentos fiscais, as siderúrgicas chinesas devem manter as exportações altas neste ano também.
Sem a China, a produção global de aço caiu em fevereiro. A produção no segundo maior produtor do mundo, o Japão, teve contração de 0,2 por cento para 8,4 milhões de toneladas, e a produção na Coreia do Sul, a quinta maior produtora, caiu 4,4 por cento para 5,1 milhões de toneladas.
Os dados do setor também mostraram que as taxas de utilização de capacidade global em siderúrgicas ficou em média em 73,4 por cento, queda de 1,7 por cento ante fevereiro do ano passado e indicando uma perda do poder de definição de preços pelas usinas.
(Por Maytaal Angel)