Ações dos EUA sobem com queda do dólar e menos preocupações com Fed

Publicado em 16/03/2015 17:42 e atualizado em 16/03/2015 18:23

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas dos Estados Unidos saltaram mais de 1 por cento nesta segunda-feira, com o dólar dando um respiro após seu recente rali em meio a menores preocupações com a eventual alta de juros do Federal Reserve, banco central norte-americano.

O índice Dow Jones avançou 1,29 por cento, para 17.977 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 1,35 por cento, para 2.081 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq ganhou 1,19 por cento, para 4.929 pontos.

O S&P 500 registrou a maior alta percentual desde 3 de fevereiro, com o índice do setor de serviços públicos, que tende a ter bom resultado em ambiente de baixa taxa de juros, entre os melhores desempenhos, com alta de 1,7 por cento.

Todas as atenções do mercado estão voltadas para o comunicado do Fed na quarta-feira, quando os investidores esperam que o banco central sinalize de forma mais clara o momento de sua primeira alta de juros em quase uma década.

"Parece que as expectativas sobre a taxa de juros estão guiando o mercado agora", disse o presidente da Platinum Partners, Uri Landesman, em Nova York.

A queda da moeda norte-americana ajudou a aliviar algumas preocupações sobre como um forte dólar pode prejudicar os resultados de multinacionais dos EUA.

As ações do setor de energia subiram, ampliando a valorização no fim da sessão, apesar de novas perdas nos preços do petróleo. O índice de energia do S&P 500 subiu 1,4 por cento, embora o petróleo nos EUA tenha caído 2,14 por cento, a 43,88 dólares o barril, e durante o dia tenha atingido o menor nível desde março de 2009.

Os papéis da Exxon Mobil subiram 1,1 por cento, a 84,76 dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil