Petróleo nos EUA atinge mínima de 6 anos com aumento de estoques
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram 2 por cento nesta segunda-feira, com as cotações nos Estados Unidos (WTI) atingindo mínimas de seis anos, com sinais de uma maior produção norte-americana e na Líbia e com um possível acordo sobre o programa nuclear do Irã que pode levantar as sanções ao país, o que permitiria a chegada de mais óleo ao mercado.
Uma empresa de pesquisas estimou um novo aumento de mais de 3 milhões de barris em Cushing, Oklahoma, ponto de entrega dos contratos futuros de petróleo nos EUA, disseram operadores, temendo que os estoques no país possam subiram pela décima semana consecutiva.
Na Líbia, a produção subiu para cerca de 490 mil barris por dia, o dobro de algumas semanas atrás, disse uma fonte do mercado.
O petróleo Brent fechou em queda de 1,23 dólar, ou 2,25 por cento, a 53,44 dólares por barril, depois de atingir a mínima de seis semanas, mais cedo na sessão, a 52,50 dólares.
Já os contratos norte-americanos fecharam em baixa de 0,96 dólar, ou 2,14 por cento a 43,88 dólares por barril. Eles chegaram a tocar 42,85 dólares, nível mais baixo desde março de 2009.
(Por Barani Krishnan)