Produção de petróleo no Brasil cresce 20,3% em janeiro ante um ano antes

Publicado em 03/03/2015 11:26

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção média de petróleo no Brasil somou 2,469 milhões de barris por dia (bpd) em janeiro, 20,3 por cento superior ao mesmo mês de 2014 e 1,1 por cento inferior a dezembro, segundo boletim da produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira.

A produção média de gás natural em janeiro foi a maior já registrada, de 96,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), crescimento de 20,2 por cento frente um ano antes e alta de 1,5 por cento se comparada ao mês anterior.

Quando somadas as produções de petróleo e de gás, o país extraiu 3,077 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), alta de 20 por cento em relação a janeiro de 2014.

No pré-sal, o Brasil produziu 670,1 mil bpd de petróleo e 24,5 milhões m³/d de gás natural, totalizando 824,2 mil boed, um aumento de 1 por cento em relação ao mês anterior.

Cerca de 92,2 por cento da produção de petróleo e gás natural foi proveniente de campos operados pela Petrobras, destacou a agência reguladora.

Depois da estatal brasileira, a concessionária com a maior produção de óleo e gás no Brasil foi a britânica BG, seguida pela Repsol Sinopec, ambas parceiras da Petrobras no pré-sal.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil