China: atividade industrial atinge máxima em fevereiro

Publicado em 25/02/2015 07:37
PMI da indústria da China vai à máxima em 4 meses mas encomendas de exportação recuam

PEQUIM (Reuters) - A atividade do setor industrial da China atingiu máxima de quatro meses em fevereiro mas as encomendas para exportação encolheram na taxa mais rápida em 20 meses, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês), pintando um cenário sombrio que justificaria mais suporte de política.

O PMI preliminar da indústria do HSBC/Markit subiu para 50,1 em fevereiro, ligeiramente acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Economistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 49,5, contra dado final de 49,7 em janeiro.

Mas mesmo que a indústria tenha crescido marginalmente, a pesquisa sugere que o setor ainda enfrenta riscos consideráveis da demanda externa fraca e das crescentes pressões deflacionárias.

Embora a demanda doméstica tenha subido levemente, o subíndice de novas encomendas para exportação caiu 3 pontos ante janeiro, para 47,1, taxa mais forte de contração desde junho de 2013.

"A atividade econômica doméstica deve permanecer fraca e a demanda externa parece incerta", disse Qu Hongbin, economista-chefe do HSBC na China. "Acreditamos que mais afrouxamento de política ainda é justificado no atual estágio para sustentar o crescimento."

China diz que aumentará desconto sobre lucro

PEQUIM (Reuters) - A China vai intensificar seu suporte de política fiscal para a economia, anunciou o gabinete do país nesta quarta-feira após uma reunião semanal, conforme estende um desconto referente ao imposto sobre lucro de empresas para mais companhias.

Transito na China atinge pico de retorno do feriado da Primavera

Ontem (24) foi o último dia do feriado do Ano Novo Chinês, e em que os automóveis passam gratuitamente nas autoestradas. Nesse dia, o transporte de estradas, ferrovias e aviação apontou um período de pico de retorno de passageiros. O departamento ferroviário transportou quase 10 milhões de passageiros, chegando a um novo recorde durante o Ano novo Chinês.

Segundo estatística publicada pelo Ministério de Transporte e pela Administração de Aviação Civil da China, o número de passageiros de transporte ferroviário de ontem alcançou 73,6 milhões, e o transporte aéreo registrou mais de 1,35 milhões.

O departamento de transporte adotou várias medidas para enfrentar o período de pico e garantir a segurança dos passageiros. A linha ferroviária acrescentou 807 trens para reforçar a operação.

 

Jornal chines anuncia meta do Governo: ser uma nação abastada

O Diário do Povo publicou hoje (25) um editorial intitulado Disposição Estratégica para Liderar revitalização da Nação. Segue a seguir parte do texto integral.

"Não há outra missão mais gloriosa que revitalizar uma nação. Não há outra missão mais sublime que unir bilhões de pessoas para concretizarem seus sonhos".

Este é um ponto de partida completamente novo. Em novembro de 2012, o Comitê Central do Partido Comunista pegou o bastão de revezamento da História, tendo como secretário-geral o camarada Xi Jinping, que traçou a grande revitalização da nação no caminho do socialismo com características chinesas, com base na luta constante do Partido e do povo desde a proclamação da República Popular da China, para poder continuar com esta grande glória.

Os desafios para atingir a meta de modernização da administração do país são muitos e vão além do atraso per capital em relação à liderança do volume econômico total, o desafio para obter a prosperidade comum a partir da prosperidade gradativa, as pressões de transformação do modelo de crescimento com recursos controlados, o desequilíbrio entre a capacidade de inovação e a necessidade de desenvolvimento.

Com a firme confiança chinesa e as experiências acumuladas, a partir da realidade do país, o secretário-geral Xi Jinping persiste no pensamento científico e propõe uma disposição estratégica em quatro aspectos.São eles: definir pela primeira vez a construção da sociedade economicamente abastada como o passo importante para concretizar o sonho chinês da grande revitalização da nação. Determinar pela primeira vez como meta geral de aprofundar as reformas,a melhoria e desenvolvimento do sistema socialista com características chinesas, promoção da modernização do sistema e a capacidade de governança. Também levar a importância de governar o Estado de acordo com a lei, tanto quanto o aprofundamento de reformas. E por fim, traçar um itinerário para a liderança do partido com estrita disciplina.

 

Ações asiáticas sobem após Yellen frisar flexibilidade de política monetária

TÓQUIO (Reuters) - A maioria das ações asiáticas fechou em alta nesta quarta-feira, seguindo os ganhos de Wall Street depois que a chair do banco central dos Estados Unidos, Janet Yellen, sugeriu que o Federal Reserve não irá correr para elevar a taxa de juro.

Às 7h29 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão <.MIAPJ0000PUS> avançava 0,87 por cento, embora o índice japonês Nikkei <.N225> tenha quebrado uma sequência de cinco dias de alta e fechado com perda de 0,1 por cento após ter alcançado máxima de 15 anos na sessão anterior.

Os papéis chineses recuaram também conforme as negociações foram retomadas após o feriado do Ano Novo Lunar, com o índice de Xangai <.SSEC> caindo 0,5 por cento.

As ações regionais ampliaram ganhos depois que a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China mostrou um avanço para a máxima de quatro meses em fevereiro, embora as encomendas para exportação tenham encolhido no ritmo mais rápido em 20 meses.

Em conjunto com as declarações de Yellen, o PMI deu algum alívio a investidores preocupados com a deterioração da perspectiva global.

Yellen disse a um comitê do Senado que o Fed está se preparando para considerar elevações da taxa de juros "de reunião para reunião".

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei <.N225> recuou 0,10 por cento, a 18.585 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG <.HSI> subiu 0,11 por cento, a 24.778 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC <.SSEC> perdeu 0,53 por cento, a 3.229 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI <.KS11> teve valorização de 0,73 por cento, a 1.990 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX <.TWII> registrou alta de 0,73 por cento, a 9.699 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES <.FTSTI> valorizou-se 0,09 por cento, a 3.440 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 <.AXJO> avançou 0,30 por cento, a 5.944 pontos.

Fonte: Reuters + CRI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Na CNN: Após denunciar prisão de María Corina Machado, oposição diz que ela foi libertada
Dólar cai mais de 1% e fecha abaixo de R$6,05 em dia de ajustes e liquidez menor
Curva de juros volta a fechar e consolida apostas em alta de 100 pontos-base da Selic
Ações europeias sobem com alta de setores de mineração e saúde em meio a temores com mercado de títulos
Mapa celebra convênio de R$ 21 milhões para fortalecer a defesa agropecuária no Rio Grande do Sul
Kremlin sobre comentários de Trump sobre Groenlândia e Canadá: Ártico está na zona de interesse da Rússia
undefined