China vai abolir permissão de residência temporária, diz Xinhua

Publicado em 16/02/2015 11:02
Líderes chineses se comprometeram em afrouxar o seu controle sobre o registo de residência, conhecido como hukou, para tentar acelerar a urbanização do país.

XANGAI (Reuters) - A China planeja abolir autorizações de residência temporária, como parte de uma reforma mais ampla do sistema de registro de residência do país, informou a agência de notícias oficial Xinhua, num movimento que poderia impulsionar os gastos dos consumidores.

Citando um plano de reforma da segurança pública divulgado no domingo, a Xinhua disse que autorizações temporárias para os trabalhadores migrantes serão substituídas por residência permanente, que oferecem muitos dos mesmos privilégios dos quais se beneficiam os locais, como a permissão para comprar apartamentos e carros, bem como a inclusão no sistema de segurança social.

Centenas de milhões de trabalhadores chineses possuem autorizações temporárias, as quais têm de obter antes que possam viver ou trabalhar em uma nova cidade.

O sistema tem sido criticado por criar instabilidade e os líderes chineses se comprometeram em afrouxar o seu controle sobre o registo de residência, conhecido como hukou, para tentar acelerar a urbanização do país.

O governo também está ansioso para conter qualquer nova desaceleração da economia, que em 2014 registrou seu mais fraco crescimento em 24 anos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC eleva Selic em 0,50 ponto a 14,75% e prega cautela adicional na reunião de junho BC eleva Selic em 0,50 ponto a 14,75% e prega cautela adicional na reunião de junho
Bolsonaro participa de ato em Brasília em defesa de anistia apesar de recomendação médica Bolsonaro participa de ato em Brasília em defesa de anistia apesar de recomendação médica
Dólar sobe pelo 3º dia seguido puxado pelo exterior e à espera do Copom
Senado aprova criação de plataforma digital para estimular avanço na pesquisa agropecuária
Fed mantém taxa de juros inalterada e cita riscos crescentes de aumento da inflação e do desemprego
CRA do Senado aprova programa de crédito e seguro para agricultores familiares