Economia da China está mais sustentável agora, diz vice presidente do BC

Publicado em 11/02/2015 06:50

PEQUIM (Reuters) - A economia da China está mais sustentável agora e o consumo doméstico está subindo de forma constante, afirmou o vice-presidente do banco central chinês, Yi Gang, durante a reunião do G20 nesta semana.

As declarações de Yi foram dadas após a China registrar em 2014 o crescimento econômico mais lento em 24 anos, com o esfriamento do mercado imobiliário, desaceleração do investimento e recente expectativa de que as exportações fracas pesem mais sobre a demanda doméstica neste ano.

Para alimentar o crescimento e o empréstimo bancário, o banco central chinês reduziu na semana passada o volume de dinheiro que os bancos têm que manter como reservas pela primeira vez em mais de dois anos. Isso foi após o BC ter cortado inesperadamente a taxa de juros em novembro.

Autoridades de Finanças do grupo das 20 principais economias do mundo esboçaram na terça-feira um cenário incerto para o crescimento global e prometeram usar as políticas monetária e fiscal se necessário para estancar o risco de estagnação.

Yi também disse, segundo o site do banco central nesta quarta-feira, que a autoridade monetária está monitorando de perto o mercado imobiliário da China e o setor bancário sem regulação, e elevando a transparência da dívida dos governos locais.

(Reportagem de Koh Gui Qing)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil