Petrobras confirma Bendine na presidência e Monteiro em Finanças

Publicado em 06/02/2015 14:51

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho de Administração da Petrobras elegeu em reunião nesta sexta-feira Aldemir Bendine para a presidência-executiva e Ivan Monteiro para ocupar a diretoria de Finanças da estatal.

Bendine e Monteiro ocupavam os mesmos cargos no Banco do Brasil, também controlado pela União.

Eles assumem os dois principais cargos na gestão da petroleira em meio ao escândalo bilionário de corrupção envolvendo a empresa, ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos.

No começo da manhã, fontes relevaram à Reuters que a presidente Dilma Rousseff tinha apontado o nome de Bendine para assumir a Petrobras no lugar de Maria das Graças Foster, que renunciou ao cargo na quarta-feira junto com outros cinco diretores, em uma decisão que surpreendeu o Palácio do Planalto.

Monteiro assumirá a área financeira da Petrobras no lugar de Almir Barbassa.

O Conselho também elegeu diretores interinos para áreas operacionais.

Segundo fato relevante, assumem como diretores interinos Solange da Silva Guedes (Exploração e Produção), Jorge Celestino Ramos (Abastecimento), Hugo Repsold Junior (Gás e Energia) e Roberto Moro (Engenharia, Tecnologia e Materiais).

O novo comando da Petrobras terá o desafio de regularizar a publicação de demonstrações financeiras auditadas referentes ao terceiro trimestre de 2014, com o lançamento de baixas contábeis por ativos sobrevalorizados que são alvo de investigação na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O nome de Bendine para liderar a Petrobras não foi bem recebido por investidores e analistas, que esperavam um nome do mercado para assumir o posto, motivando queda das ações da companhia a Bovespa.

(Por Cesar Bianconi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com esperanças comerciais e dados mostram pessimismo de investidores Wall Street sobe com esperanças comerciais e dados mostram pessimismo de investidores
Ibovespa fecha com queda discreta em dia de tombo de BB e salto de Marfrig Ibovespa fecha com queda discreta em dia de tombo de BB e salto de Marfrig
Dólar tem leve baixa em dia de agenda esvaziada e fecha semana em R$5,6690
Após terceiro reajuste da Petrobras em 2025, diesel cai mais de 2,6% em maio, aponta Edenred Ticket Log
Heinze articula e CRA inclui PL da Securitização na pauta
Ibovespa recua com tombo de BB após balanço; Marfrig dispara por plano de incorporar BRF