MP cria força-tarefa para analisar envolvimento de políticos com Lava Jato

Publicado em 20/01/2015 13:16

Reportagem de Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - A Procuradoria-Geral da República criou uma força-tarefa para analisar o envolvimento de políticos com as irregularidades investigadas pela operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura um suposto esquema de corrupção na Petrobras.

Segundo nota da PGR, a força-tarefa será composta por oito integrantes do Ministério Público e atuará somente na parte do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), justamente aquela que inclui políticos com mandato e que, portanto, possuem prerrogativa de foro, ou seja, só podem ser processados pelo Supremo.

O grupo trabalhará em cooperação com a força-tarefa do Ministério Público Federal do Paraná, que tem atuado no caso e já obteve a aceitação de denúncias pela Justiça contra 39 acusados de envolvimento no suposto esquema, entre eles dois ex-diretores da Petrobras --Paulo Roberto Costa, que dirigiu a diretoria de Abastecimento; e Nestor Cerveró, da área internacional-- e executivos ligados a empreiteiras.

O doleiro Alberto Youssef também tornou-se réu acusado de envolvimento no suposto esquema.

Youssef e Costa firmaram acordos de delação premiada com a Justiça, nos quais se comprometem a colaborar com as investigações em troca de redução de pena. Ambos disseram em depoimentos à Justiça Federal do Paraná que o esquema servia para desviar recursos a políticos e a partidos, como PP, PT e PMDB.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só apresentará denúncias contra políticos acusados de envolvimento nas irregularidades ao STF a partir de fevereiro, quando acaba o recesso do Judiciário.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa ensaia melhora com apoio de Wall Street e ultrapassa 130 mil pontos Ibovespa ensaia melhora com apoio de Wall Street e ultrapassa 130 mil pontos
UE e EUA precisam de negociações comerciais "sérias" sobre alguns setores, diz Lagarde UE e EUA precisam de negociações comerciais "sérias" sobre alguns setores, diz Lagarde
Ibovespa mostra fraqueza na volta do feriadão com Petrobras entre pressões de baixa
Wall St se recupera após liquidação com os investidores de olho em balanços
FMI prevê comércio bilateral muito menor entre EUA e China, diz economista-chefe
Wall Street abre em alta após perdas generalizadas na véspera