No Valor: Patrus rebate Kátia Abreu e defende "derrubar cerca de latifúndios"

Publicado em 06/01/2015 14:00

Em contraste com a declaração da ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), que afirmou não existirem mais latifúndios no Brasil, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT-MG), disse nesta terça-feira, ao tomar posse no cargo, que “ignorar, ou negar, a permanência da desigualdade e da injustiça é uma forma de perpetuá-los”. 

“Não basta derrubar as cercas do latifúndio. É preciso derrubar também as cercas individualistas e excludentes do processo social”, afirmou Patrus, aplaudido de pé pela plateia formada principalmente por representantes de movimentos sociais, funcionários do ministério e políticos do PT.  A cerimônia não foi acompanhada por Kátia Abreu que, ao tomar posse na segunda-feira, disse que pretendia atuar próxima do Desenvolvimento Agrário. 

Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico.

No G1: Patrus defende reforma agrária e diz que não basta 'derrubar cercas'

Ao assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o petista Patrus Ananias defendeu nesta terça-feria (6) a intensificação da reforma agrária no país. O novo ministro afirmou, durante a cerimônia de transmissão de cargo, que "não basta derrubar as cercas do latifúndio", referindo-se à necessidade de disponibilizar infraestrutura para os assentados.

Patrus passará a chefiar a pasta no lugar de Miguel Rossetto, que foi deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência. Ex-prefeito de Belo Horizonte, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário pregou o diálogo com os movimentos sociais e a "parceria" com entidades que representem os jovens, mulheres e trabalhadores do meio rural.

"Não basta derrubar as cercas do latifúndio, é preciso derrubar também as cercas que nos limitam a uma visão individualista e excludente do processo social", disse.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Na Época: Patrus Ananias contradiz Kátia Abreu e defende reforma agrária

O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias (PT), contrariando declarações da nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, defendeu nesta terça-feira (06/01) em Brasília, em seu discurso de posse, a ampliação da reforma agrária e disse que "não basta derrubar as cercas do latifúndio no Brasil".

"Não basta derrubar a cerca do latifúndio, é preciso derrubar as cercas que nos limitam a uma visão individualista e excludente do processo social", afirmou Patrus.

Em entrevista publicada ontem no jornal Folha de S.Paulo, Kátia Abreu (PMDB) sugeriu uma alteração do atual modelo de reforma agrária e disse que não existem mais latifúndios no Brasil, comentário que foi extremamente criticado por organizações sociais.

Leia a notícia na íntegra no site da Época

Na Veja: Patrus diverge de Kátia Abreu e fala em fim de latifúndios

Nomeado ministro do Desenvolvimento Agrário como um contraponto à escolha da ruralista Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura, Patrus Ananias defendeu nesta terça-feira, durante cerimônia de posse no cargo, avanços para a reforma agrária e a derrubada das “cercas do latifúndio”.

O pronunciamento vai de encontro com a fala de Kátia Abreu, segundo quem o Brasil não precisa acelerar a reforma agrária e que “latifúndio não existe mais”. Após a declaração, dada em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Kátia disse ao tomar posse nesta segunda-feira que não aceitará “provocações” – mas reforçou que está disposta ao diálogo.

“Ignorar ou negar a permanência da desigualdade ou da injustiça é uma forma de perpetuá-los. Por isso, não basta derrubar as cercas do latifúndio. É preciso também derrubar as cercas que nos limitam a uma visão individualista e excludente do processo social”, afirmou hoje Patrus Ananias.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Fonte: Valor Econômico + G1 + Época

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump
Expectativa é de que redação do pacote fiscal seja finalizada nesta semana, diz Rui Costa
Presidente do Fed de Richmond diz que EUA estão mais vulneráveis a choques de inflação, informa FT
undefined