Bovespa fecha estável, mas prudência com eleição no domingo reduz giro

Publicado em 22/10/2014 16:17 e atualizado em 22/10/2014 17:10

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou praticamente estável nesta quarta-feira, em sessão marcada por volume reduzido, reflexo de um mercado cauteloso antes da definição da eleição presidencial no domingo.

A ausência de grandes novidades na cena eleitoral amparou uma trégua na forte queda dos últimos dois dias, de quase 6 por cento, por ajustes ao cenário com Dilma Rousseff (PT) à frente numericamente na corrida presidencial.

O Ibovespa encerrou com variação negativa de 0,04 por cento, a 52.411 pontos, renovando o menor patamar desde 5 de junho.

No melhor momento da sessão, o principal índice da bolsa paulista alcançou 53.229 pontos, com alta de 1,52 por cento, acompanhando a melhora de Wall Street. Mas as bolsas nos Estados Unidos enfraqueceram, respingando na Bovespa.

O volume financeiro do pregão somou 7 bilhões de reais, bem abaixo da média diária de outubro, de 10,9 bilhões de reais até o dia 21.

Pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira manteve resultado de levantamento conhecido na segunda-feira: Dilma com 52 por cento dos votos válidos e Aécio Neves (PSDB) com 48 por cento, em empate técnico no limite da margem de erro.

O analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, avalia que a liderança da presidente dentro da margem de erro já está bastante precificada, e que o Ibovespa não deve variar muito se novas pesquisas repetirem tal cenário.

Barbosa, contudo, avalia que novas quedas podem acontecer se a vantagem de Dilma aumentar, embora não vislumbre "o fim do mundo" na bolsa, mesmo no caso de reeleição da petista, pois o mercado já ajustou bastante.

"Agora, se reverter para o Aécio, (tanto em melhora na pesquisa, como eventual vitória na eleição), a bolsa sobe", disse.

Operadores e analistas têm manifestado insatisfação com as diretrizes econômicas do atual governo, e resultados de pesquisas sugerindo manutenção ou alternância do governo em Brasília têm refletido na bolsa.

A avaliação de profissionais no mercado é de que a volatilidade deve persistir, com a divulgação de uma bateria de novas pesquisas prevista para os próximos e a indefinição em relação ao pleito do dia 26.

As ações da Petrobras até experimentaram um alívio mais cedo nesta sessão, mas não sustentaram-se no azul na segunda etapa, um dia após a Moody's cortar os ratings da dívida da empresa, com perspectiva negativa.

 

BALANÇOS

Também mereceram atenção nesta quarta-feira os primeiros balanços trimestrais de empresas listadas no Ibovespa, como o da Fibria, que apresentou pela manhã um resultado melhor do que o esperado por analistas entre julho e setembro e valorizou-se 0,85 por cento.

Souza Cruz subiu 2,37 por cento, após a empresa divulgar na noite da véspera queda de cerca de 9 por cento no lucro no terceiro trimestre. Analistas consideraram os números fracos, mas alguns destacaram que o valor do papel começa a ficar atrativo e que pode ser um papel defensivo.

Após o fechamento, Cia Hering divulgou lucro líquido de 70,89 milhões de reais no terceiro trimestre e geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 74,7 milhões de reais. Pesquisa da Reuters com analistas apontava lucro líquido de 69,8 milhões de reais e Ebitda de 78,2 milhões de reais.

Ainda é aguardado o balanço de Natura. Prévia da Reuters com analistas aponta lucro líquido de 221,5 milhões de reais para a empresa de cosméticos.

Eletropaulo esteve entre as maiores altas, após o Credit Suisse elevar a recomendação do papel de "underperform" para "neutra", com os analistas do banco vendo possibilidades favoráveis razoáveis no caso de mudanças em variáveis como WACC regulatório (custo de capital que reflete o retorno sobre o investimento das companhias), gastos operacionais e juro de longo prazo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
undefined