MDA vai promover capacitação sobre regularização fundiária

Publicado em 09/05/2012 07:27
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou, nesta segunda-feira (7), o resultado da chamada pública para contratação de projetos destinados a capacitar agricultores beneficiários e potenciais beneficiários da regularização fundiária. A ação pretende alcançar 1.175 agricultores familiares dos estados da Bahia, Espírito Santo e Sergipe. “O objetivo é fazer com que os possíveis contemplados - com a regularização fundiária - não só recebam os benefícios, mas também acompanhem e fiscalizem toda a ação”, explica o coordenador-geral de Reordenamento Agrário do MDA, Francisco Urbano. O início das atividades está previsto para o começo de junho.

A iniciativa visa apresentar aos agricultores familiares políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do meio rural, para que assim possam se beneficiar de programas que buscam a consolidação das unidades produtivas. O serviço é voltado para o público atendido pelo Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária no Brasil, da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do MDA.

Ao obter a titularidade do imóvel, o produtor poderá acessar, por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Minha Casa, Minha Vida Rural, entre outros – possibilitando, assim, investimentos em produção e comercialização.

Além da capacitação, as entidades conveniadas devem preparar os agricultores para as ações de regularização fundiária que estão em andamento em parceria com os governos estaduais. A chamada está inserida no Programa de Reforma Agrária e Ordenamento da Estrutura Fundiária e consta no orçamento do Plano Plurianual 2012/2015. O MDA destinará R$ 300 mil aos três estados contemplados.

Até o momento, dentro dessa linha de atuação, o Ministério já capacitou 2.134 agricultores nos estados do Piauí, Roraima, Ceará, Pernambuco e Rio Grande Norte.
Fonte: MDA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto