SP: Preços pagos ao produtor sobem 0,21% na terceira quadrissemana de março

Publicado em 29/03/2012 14:47
A carne de frango e os ovos “puxaram” o aumento de 0,21% na terceira quadrissemana de março. O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, é computado pelo Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/Apta/SAA).

O índice dos produtos de origem animal aumentou 4,78% por causa da carne de frango (mais 16,58%) e dos ovos (13,86%). Já o índice de produtos de origem vegetal caiu 1,50%.

A ascensão nos preços da carne de frango reflete a relação com períodos anteriores, que apresentavam valores reduzidos, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves. "Ademais, a demanda interna está relativamente firme e os granjeiros adequaram a oferta do produto face aos custos de produção que estavam maiores que a remuneração recebida."

No caso dos ovos, a elevação dos preços é reflexo do período da quaresma, cuja tradição religiosa de consumir menos carne aumenta a preferência pelo produto, observam os analistas do IEA.

Além dos produtos avícolas, também registraram altas expressivas a laranja para mesa (6,12%) e a soja (5,77%). A demanda por sucos, com a volta às aulas e o final da colheita de outras frutas, permitiu a reversão do quadro de queda dos preços. Já a alta da soja no mercado internacional beneficiou os agricultores devido ao recente movimento de desvalorização da moeda nacional.

As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da batata (22,76%), do café (13,55%), do tomate para mesa (9,15%) e do algodão (5,34%). (A íntegra da análise está disponível no site www.iea.sp.gov.br)

Fonte: Sec. Agricultura SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024