Representantes da Aprosoja debatem cobrança de royalties nos EUA
O principal item da pauta foi à discussão em torno da forma de cobrança de royalties sobre a soja transgênica, considerada injusta pelos representantes dos produtores.
Jesus Mazaro afirmou que a empresa irá se emprenhar para melhorar a forma de cobrança de royalties. “Devemos ter um acordo para uma nova forma de cobrança de royalties nos próximos dias”, afirmou Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja-MT.
Também foram discutidas questões de regulamentação dos transgênicos no Brasil e sobre as novas tecnologias que estão sendo demandadas pelo setor.
Na parte da noite, o grupo se reuniu com Brett Begemann, vice-presidente executivo de Negócios da Monsanto. Os assuntos debatidos foram à viabilidade das novas tecnologias desenvolvidas pela empresa, sobretudo no que diz respeito à sucessão de soja e milho RR. Segundo o dirigente da empresa a resistência das ervas daninhas aos produtos é uma realidade.
Perguntado sobre qual o futuro dos transgênicos, Brett afirmou que embora ainda estejamos na geração de plantas resistentes a insetos e com tecnologia de controle do mato, já estão em curso pesquisa e desenvolvimento de plantas resistente a doenças, sobretudo ligadas ao ataque de fungos e nematoides.
O grupo ainda visitará importantes centros de pesquisa da Monsanto e seguirá debatendo a pesquisa da soja e milho com os principais dirigentes da empresa.