Adiado na semana passada, Plano Safra 24/25 deve ser anunciado hoje

Publicado em 03/07/2024 09:02 e atualizado em 03/07/2024 10:21
Setores da agricultura estão no aguardo da divulgação e preocupados sobre como os recursos serão distribuídos

Nesta quarta-feira (3), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 será anunciado. O evento, que divulgará um conjunto de medidas para promover a produção de alimentos saudáveis no Brasil, será no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h. O Plano é um conjunto de medidas do Governo Federal que visa fortalecer a agricultura familiar para promover a produção sustentável de alimentos saudáveis e oferece linhas de crédito diferenciadas, assistência técnica e extensão rural, seguros e capacitação, além de promover a pesquisa e inovação em tecnologias e contribuir para a transição agroecológica.

Já o Plano Safra 2024/2025 será anunciado em cerimônia marcada para as 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A divulgação, que havia sido anunciada para a última semana, foi adiada e deve ocorrer hoje. Mesmo com expectativas, setores da agricultura estão no aguardo da divulgação e preocupados sobre como os recursos serão distribuídos

No programa Conexão Campo Cidade, do Notícias Agrícolas, o senador Ireneu Orth (PP) afirmou que a cada dia que o Plano Safra atrasa, atrasa também os trabalhos no campo. Orth se mostrou preocupado sobretudo com o Rio Grande do Sul, onde será necessário uma atenção especial com o solo por conta do excesso hídrico. “Cada dia que atrasa é um dia a menos para você preperar o solo para o plantio. Quando não tem recursos, isso atrasa toda a atividade”, destacou.

O economista Antônio da Luz, da mesma maneira, reforçou a insatisfação com o atraso.  Segundo ele, a ideia é que o Plano Safra seja anunciado em maio para dar tempo das portarias do Tesouro serem publicadas, para depois chegar nas agência bancárias. “É importante o anúncio ser feito em maio, para em 1º de julho as agência estarem lotadas com produtores tomando recursos do novo Plano Safra para fazer aquisição dos insumos e dar conta da logística, para chegar dentro do prazo do plantio no tempo certo”, explicou.

O Plano Safra oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para produtores rurais. No âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estão o crédito rural e os programas destinados a médios e grandes produtores.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adiado na semana passada, Plano Safra 24/25 deve ser anunciado hoje
MAPA confirma anúncio do Plano Safra para 3 de julho, direto de Brasília
Ministro Fávaro presta depoimento sobre necessidade de importação de arroz na Câmara dos Deputados
CRA aprova isenção tributária para farelo e óleo de milho
Governo deve ter novo edital de leilão de arroz em até 10 dias, diz ministro