Projeto permite repasse entre bancos como garantia de títulos de crédito rural

Publicado em 04/06/2024 17:59
Proposta potencializa a utilização das LCAs para captação de recursos ao financiamento privado do setor produtivo agropecuário

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o relatório do senador Weverton (PDT-MA) ao Projeto de Lei 5523/2023. A proposta busca permitir que as instituições financeiras utilizem títulos de crédito representativos de repasse interfinanceiro, como garantia para a emissão de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

O projeto altera a Lei 11.076/2004 para permitir que as instituições financeiras usem instrumentos de repasse entre bancos para operações de crédito rural como substitutos dos direitos creditórios que atualmente lastreiam a emissão de LCAs. Também estabelece que o Conselho Monetário Nacional (CMN) poderá definir as condições para a utilização dessas operações de repasse no cumprimento das exigências de direcionamento de recursos das LCAs para o crédito rural.

Um ponto que merece destaque é o fato de que a instituição financeira que emite LCA deve direcionar 50% dos recursos captados ao crédito rural. Conforme registrado pelo Boletim de Finanças Privadas do Agro, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o valor total em estoque de LCAs em dezembro de 2023 correspondia a R$ 459,03 bilhões, sendo o título mais representativo entre os instrumentos de captação privada de recursos para o financiamento da atividade agropecuária.

Na justificativa, o relator destaca que a LCA tem se consolidado como um relevante mecanismo de levantamento de recursos para o financiamento da atividade agropecuária. “É incontestável o mérito do projeto ao buscar aprimorar o marco regulatório para esse título do agronegócio e potencializar a capacidade desse instrumento de levantar recursos junto a investidores privados e direcioná-los a investimentos produtivos no âmbito do setor agropecuário brasileiro”, esclareceu Weverton.

Por tramitar de forma conclusiva nas Comissões do Senado, se não houver recursos para votação no Plenário, o projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA confirma anúncio do Plano Safra para 3 de julho, direto de Brasília
Ministro Fávaro presta depoimento sobre necessidade de importação de arroz na Câmara dos Deputados
CRA aprova isenção tributária para farelo e óleo de milho
Governo deve ter novo edital de leilão de arroz em até 10 dias, diz ministro
Setores da agropecuária criticam listas de produtos que terão incentivos na reforma tributária