Projeto permite repasse entre bancos como garantia de títulos de crédito rural

Publicado em 04/06/2024 17:59
Proposta potencializa a utilização das LCAs para captação de recursos ao financiamento privado do setor produtivo agropecuário

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o relatório do senador Weverton (PDT-MA) ao Projeto de Lei 5523/2023. A proposta busca permitir que as instituições financeiras utilizem títulos de crédito representativos de repasse interfinanceiro, como garantia para a emissão de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

O projeto altera a Lei 11.076/2004 para permitir que as instituições financeiras usem instrumentos de repasse entre bancos para operações de crédito rural como substitutos dos direitos creditórios que atualmente lastreiam a emissão de LCAs. Também estabelece que o Conselho Monetário Nacional (CMN) poderá definir as condições para a utilização dessas operações de repasse no cumprimento das exigências de direcionamento de recursos das LCAs para o crédito rural.

Um ponto que merece destaque é o fato de que a instituição financeira que emite LCA deve direcionar 50% dos recursos captados ao crédito rural. Conforme registrado pelo Boletim de Finanças Privadas do Agro, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o valor total em estoque de LCAs em dezembro de 2023 correspondia a R$ 459,03 bilhões, sendo o título mais representativo entre os instrumentos de captação privada de recursos para o financiamento da atividade agropecuária.

Na justificativa, o relator destaca que a LCA tem se consolidado como um relevante mecanismo de levantamento de recursos para o financiamento da atividade agropecuária. “É incontestável o mérito do projeto ao buscar aprimorar o marco regulatório para esse título do agronegócio e potencializar a capacidade desse instrumento de levantar recursos junto a investidores privados e direcioná-los a investimentos produtivos no âmbito do setor agropecuário brasileiro”, esclareceu Weverton.

Por tramitar de forma conclusiva nas Comissões do Senado, se não houver recursos para votação no Plenário, o projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PL das Startups avança na Câmara com incentivos para tecnologia agrícola
Projeto de lei que fortalece a Reforma Agrária é aprovado com apoio da FPA
Diálogos sobre Bioinsumos - Um debate sobre o PL 658/2021 e a Produção Sustentável de Alimentos
Deputado Luiz Ovando propõe Dia Nacional do Sorgo, destacando benefícios para a saúde e agronegócio
Aprovada inclusão da agricultura familiar em fundo garantidor; texto vai a sanção
Câmara aprova projeto que autoriza produtor de cana-de-açúcar a participar de ganhos dos créditos de carbono
undefined