Ministério da Agricultura inicia auditoria sobre status de febre aftosa no RS

Publicado em 04/08/2020 12:01

O Ministério da Agricultura começa a partir desta terça-feira, 4, a auditar a situação do Estado do Rio Grande do Sul em relação à preparação do Estado para a obtenção do status de "livre de febre aftosa, sem vacinação". Segundo informou a Secretaria de Agricultura gaúcha, em nota, auditores devem avaliar o cumprimento de 18 apontamentos levantados pela Pasta no ano passado, entre eles a aquisição de 72 veículos e a contratação de 150 auxiliares administrativos para atendimento nas inspetorias de defesa agropecuária do Estado.

A auditoria está prevista para começar hoje e deve ir até amanhã. Além dessa averiguação, governo federal e estadual vão revisar também o plano estratégico para retirada da vacinação contra aftosa.

Os trabalhos serão todos virtuais e online, por causa do isolamento social resultante da pandemia de covid-19.

A auditoria final também vai considerar o pleito para evolução de status sanitário junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Secretário de Política Agrícola do Mapa avalia implementação do plano safra, fala da falta de dinheiro para o Seguro e já espera cortes na pasta com bloqueio de recursos
Governo sugere que BC arque com seguro rural em caso de autonomia financeira, dizem fontes
CAE aprova isenção de PIS/Pasep e Cofins para farelo e óleo de milho
Federarroz aponta que juros livres dos recursos do Plano Safra preocupam
Aprosoja: Plano Safra 2024/2025 traz recursos insuficiente para atender demandas do setor
Plano Safra 2024/2025 terá R$ 400,59 bilhões para agricultura empresarial