Manifestação contra a Moratória da Soja no norte do Pará neste domingo (10) com transmissão ao vivo (Notícias Agrícolas)
Acompanhando a situação dos produtores que estão na 'lista negra' da Moratória da Soja, da Abiove, o Notícias Agrícolas conversou com Rodrigo Turquino - Produtor Rural em Dom Eliseu/PA, que afirma que mais de 60 produtores estão com as produções embargadas na região.
A Moratória da soja, acordo entre as 13 tradings ligadas à Abiove que proíbe a compra do grão de áreas desmatadas após 2008, pode se estender para o bioma Cerrado. Se a ameaça das compradoras seguir adiante a moratória pode paralisar a produção de soja numa imensa área de 120 milhões de hectares, abrangendo praticamente toda a parte central do territorio brasileiro, que é o total do espaço territorial ocupado pelo bioma cerrado no País (que vai desde o sul do Mato Grosso do Sul, avançando até Roraima, no extremo Norte do Brasil).
Propriedades no estado do Pará estão sendo prejudicadas por embargos com a moratória da soja. Outro fator que preocupa os produtores, é o aumento de casos de incêndios. De acordo com o produtor rural, Hélio Turquino,metade da propriedade da família é destinada a floresta e o restante na produção de grãos. "Nós temos toda a documentação em dia, isso porque, gostamos de trabalhar da forma correta", afirma.
O Notícias Agrícolas conversou com o produtor rural Paulo Mota, de Dom Elizeu/PA, que afirma estar sendo prejudicado pela Motarória da Soja e alega ainda que as penalizações aos produtores da região são injustas, já que todos respeitam as regras de preservação e o Código Florestal.
João Batista Olivi conversou com Vanderlei Silva Ataídes - Presidente Aprosoja Pará, para falar sobre como essa moratória tem dificultado e prejudicado a vida dos produtores no estado.
>> Moratória da soja impede o progresso do Pará e segura a recuperação de áreas degradadas
Em reação aos embargos que a Abiove (entidade que reune as empresas compradoras de soja no Brasil) está promovendo contra produtores da Amazonia Legal, o assessor da presidência da República, Abelardo Lupion, fez uma contundente manifestação de apoio aos agricultores impedidos de comercializarem grãos com essas traders.
>> Governo Bolsonaro é contra a moratória da soja e não aceita embargos da Abiove
A Moratória da Soja imposta pela Abiove no bioma amazônico não será estendida ao cerrado brasileiro, garantiu o presidente-executivo da entidade, André Nassar, em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas.
>> Abiove fala ao NA sobre a Moratória da Amazônia e relação comercial com os europeus
Durante o lançamento da CropLife, o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira, destacou que não concorda com a moratória da soja. “No ponto de vista comercial é algo que não poderia ser considerado e isso é uma agressão aos nossos produtores rurais, mas esse é uma solução política e devemos encontrar a saída”, afirma.
>> Alceu Moreira, presidente da FPA, diz que a moratória da soja é ilegal e imoral
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o vice-presidente da Aprosoja/Tocantins, Dari Fronza, relatou detalhes da reunião acontecida com um representante da Abiove, Daniel Furlan Amaral (gerente da área de economia da Abiove, Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais). Segundo Dari, a Associação das traders já está agindo sobre os produtores de soja da Amazônia Legal há 4 anos, mas é nesta safra que a ameaça está se transformando em realidade, com a Abiove anunciando que não irá comprar a soja produzida dentro desta parte da Amazônia.
>> Abiove quer ampliar moratória da soja para todo o cerrado brasileiro
Veja a opinião do jornalista João Batista Olivi sobre o assunto:
>> Dois espantos: A moratória da soja e a perseguição da Globo a Bolsonaro. O que há por trás disso?