Raquel Dodge contraria Temer e defende continuidade de apurações em inquérito dos portos

Publicado em 27/10/2017 16:44

BRASÍLIA (Reuters) - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, contrariou pedido da defesa do presidente Michel Temer e defendeu a continuidade das apurações no inquérito em que ele é investigado sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na edição de um decreto este ano que mudou regras do sistema portuário.

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira, Dodge disse que não foram concluídas as apurações do inquérito. Ela destacou que o inquérito é recente e ainda há diligências pendentes de serem cumpridas, segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Esta semana, por exemplo, o relator do inquérito no STF, Roberto Barroso, determinou que a Polícia Federal formule as perguntas para o presidente, que já avisou que vai responder por escrito.

A procuradora-geral da República afirmou ainda que somente após a conclusão dessa fase da investigação será possível definir se o caso será arquivado por falta de provas, novas apurações serem requeridas ou Temer alvo de uma denúncia criminal.

No final de setembro, Barroso havia pedido uma manifestação de Dodge a respeito das petições dos advogados de Temer em que alega que o presidente não cometeu qualquer irregularidade na edição do decreto.

Os advogados do presidente haviam apresentado ao inquérito documentos internos do governo que justificaram a posição de se editar o decreto.

Com a rejeição da segunda denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pela Câmara na noite desta quarta, a apuração sobre os portos é a única investigação a que Temer responde no exercício do cargo.

A suspeita é que Temer teria atuado de forma ilegal, em conjunto com o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, na edição do decreto para prorrogar os contratos de concessão e arrendamento portuários, o que era defendido pela Rodrimar.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão debate o uso de defensivos agrícolas neonicotinóides
PL das Startups avança na Câmara com incentivos para tecnologia agrícola
Projeto de lei que fortalece a Reforma Agrária é aprovado com apoio da FPA
Diálogos sobre Bioinsumos - Um debate sobre o PL 658/2021 e a Produção Sustentável de Alimentos
Deputado Luiz Ovando propõe Dia Nacional do Sorgo, destacando benefícios para a saúde e agronegócio
Aprovada inclusão da agricultura familiar em fundo garantidor; texto vai a sanção
undefined