Projetos de leis do Proalmat e da Defesa Sanitária Animal são aprovados no MT

Publicado em 23/12/2016 07:28

Dois importantes projetos de lei para a área agropecuária de Mato Grosso foram aprovados pela Assembleia Legislativa na última sessão parlamentar do ano. Um trata da renovação e alteração do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat) e a outra mensagem aprovada é a lei de Defesa Sanitária Animal. Os projetos seguirão para sanção do governador Pedro Taques. 

O Proalmat é uma das principais leis setoriais de incentivo ao desenvolvimento econômico do estado e foi criado no final da década de 90, no governo Dante de Oliveira para estimular e ampliar a produção da fibra em Mato Grosso. De lá pra cá, o estado alcançou status mundial no algodão, saltando de 2% para 65% e tornando-se líder brasileiro na produção. O programa foi criado em 1997, sendo renovado em 2006 com validade até este ano.

A nova lei prorroga e atualiza o programa, aperfeiçoando as regras para concessão e prazo, baseadas na necessidade de atendimento das medidas fitossanitárias pelos produtores rurais beneficiários e regras de operacionalização, antes disciplinadas em regulamento do ICMS.

Mato Grosso possui atualmente 600 mil hectares plantados de algodão. A fibra é o segundo item na pauta de exportações do estado e registrou até outubro deste ano US$ 625 milhões em vendas. Entre os principais compradores do algodão mato-grossense estão a China, Indonésia, Coréia do Sul, Tailândia e Paquistão.

Leia a notícia na íntegra no site FolhaMax.

Fonte: FolhaMax

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Secretário de Política Agrícola do Mapa avalia implementação do plano safra, fala da falta de dinheiro para o Seguro e já espera cortes na pasta com bloqueio de recursos
Governo sugere que BC arque com seguro rural em caso de autonomia financeira, dizem fontes
CAE aprova isenção de PIS/Pasep e Cofins para farelo e óleo de milho
Federarroz aponta que juros livres dos recursos do Plano Safra preocupam
Aprosoja: Plano Safra 2024/2025 traz recursos insuficiente para atender demandas do setor
Plano Safra 2024/2025 terá R$ 400,59 bilhões para agricultura empresarial