Presidente da CNA defende planos agrícolas plurianuais para dar mais segurança ao produtor

Publicado em 29/01/2016 10:17
João Martins participou, no Palácio do Planalto, da primeira reunião de 2016 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Brasília (29/01/2016) - O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou nesta quinta-feira, (28/01), da retomada das atividades do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto. Antes do encontro, numa rápida conversa com os jornalistas, ele defendeu uma "melhora da previsibilidade para o segmento".

Segundo o presidente da CNA, para que isso ocorra será importante a adoção de planos agrícola plurianuais - e não bianuais como ocorre atualmente - , de forma que o produtor trabalhe com menos incertezas pesando sobre áreas estratégicas. Ele citou como exemplo o crédito e o seguro rural.

O setor agropecuário brasileiro tem conseguido índices positivos de crescimento. Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária deverá crescer 2,4%, contra uma retração de quase 3% da economia como um todo, de acordo com números recentes da CNA.

Este foi o primeiro encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social em 2016, depois de um ano e meio. O Ministro Chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, que abriu os trabalhos, informou que a “agenda de debates com a sociedade civil foi reaberta e os encontros se darão a cada quatro meses”.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil terá R$2,4 bi para compras públicas e fomentará produção de arroz, diz ministro
Ministro Paulo Pimenta não comparece à Câmara para falar sobre importação de arroz
Plano Safra terá R$ 76 bilhões para a Agricultura Familiar
MAPA confirma anúncio do Plano Safra para 3 de julho, direto de Brasília
Ministro Fávaro presta depoimento sobre necessidade de importação de arroz na Câmara dos Deputados