Petróleo cai 4% com alívio de temores sobre possibilidade de cortes de oferta do Irã

Publicado em 15/10/2024 16:49 e atualizado em 15/10/2024 17:51

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo caíram mais de 4%, para uma mínima de quase duas semanas, nesta terça-feira, devido a uma perspectiva de demanda mais fraca e após uma reportagem da mídia dizer que Israel não atacaria instalações nucleares e de petróleo do Irã, aliviando temores de uma interrupção na oferta.

Os futuros do petróleo Brent caíram 3,21 dólares, ou 4,14%, a 74,25 dólares o barril. Os futuros do West Texas Intermediate dos Estados Unidos fecharam com queda de 3,25 dólares, ou 4,4%, a 70,58 dólares o barril.

Ambos os índices de referência caíram 4 dólares, atingindo o menor nível desde o início de outubro, após fecharem cerca de 2% mais baixos na segunda-feira.

"Estamos vendo um desmantelamento do prêmio de guerra que construímos na semana passada", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group. "O que estamos vendo não é realmente sobre oferta, é sobre o risco para oferta e demanda."

O Brent e o WTI caíram cerca de 5 dólares até agora nesta semana, quase anulando os ganhos acumulados obtidos depois que os investidores ficaram preocupados que Israel pudesse atacar as instalações de petróleo do Irã em retaliação ao ataque com mísseis de Teerã em 1º de outubro.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse aos Estados Unidos que Israel estava disposto a atacar alvos militares iranianos, e não nucleares ou de petróleo, informou o Washington Post na noite de segunda-feira.

Tanto a Organização dos Países Exportadores de Petróleo quanto a Agência Internacional de Energia cortaram esta semana suas previsões para o crescimento da demanda global por petróleo em 2024, com a China sendo responsável pela maior parte dos cortes.

(Reportagem de Erwin Seba, reportagem adicional de Paul Carsten, Sudarshan Varadhan e Emily Chow)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai 4% com alívio de temores sobre possibilidade de cortes de oferta do Irã
Petróleo cai 2% com Opep cortando projeção de crescimento da demanda de petróleo e preocupações com China
Opep corta novamente perspectiva de expansão da demanda global de petróleo em 2024 e 2025
Petróleo sobe 4% com tempestade nos EUA e temores sobre Israel e Irã
Países do Golfo pedem aos EUA que impeçam Israel de bombardear instalações petrolíferas do Irã
Petróleo cai com alta de estoques nos EUA; guerra no Oriente Médio e furacão limitam perdas