Província argentina tem produção de petróleo recorde em fevereiro
BUENOS AIRES (Reuters) - A província argentina de Neuquén registrou um recorde de produção diária de petróleo em fevereiro devido ao aumento da atividade na formação Vaca Muerta, informou o governo local na sexta-feira.
A produção de petróleo bruto atingiu 381.570 barris por dia, 17,6% a mais do que em fevereiro de 2023 e 1,8% a mais do que em janeiro, informou a província.
Nos dois primeiros meses do ano, a produção aumentou 20,3% em comparação com o mesmo período de 2023.
A formação Vaca Muerta, que fica na província e tem o tamanho da Bélgica, abriga a segunda maior reserva de gás não convencional do mundo e a quarta maior reserva de petróleo.
A província informou que produziu 89,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia em fevereiro, um aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês de 2023 e um aumento de 9,1% em relação a janeiro.
"É importante notar que a extração de petróleo não convencional foi responsável por 93% da produção total de Neuquén em fevereiro, enquanto 86% da produção de gás foi da mesma fonte", disse a província em um comunicado.
A Argentina está tentando atrair milhões de dólares em investimentos para reverter um déficit significativo na balança comercial de energia e se tornar um fornecedor global de hidrocarbonetos por meio de projetos em estudo para exportar gás natural liquefeito (GNL).
(Por Eliana Raszewski)