Rússia suspende proibição de exportação de diesel de baixa qualidade e combustível marítimo

Publicado em 25/09/2023 08:48 e atualizado em 25/09/2023 09:35

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O governo russo aprovou algumas mudanças em sua proibição às exportações de combustíveis, suspendendo as restrições para o combustível usado para abastecimento de algumas embarcações, bem como para o diesel com alto teor de enxofre, segundo um documento do governo divulgado nesta segunda-feira.

Também foram suspensas as restrições à exportação de combustível já aceito para exportação pela Russian Railways e pela Transneft antes do anúncio da proibição na semana passada.

A proibição de todos os tipos de gasolina e diesel de alta qualidade continua em vigor.

A Rússia anunciou na quinta-feira que havia proibido temporariamente as exportações de gasolina e diesel para todos os países fora de um grupo de quatro ex-estados soviéticos, com efeito imediato, a fim de estabilizar o mercado interno.

A Rússia sofreu nos últimos meses com a falta de gasolina e diesel. Os preços dos combustíveis no atacado dispararam, embora os preços de varejo estejam limitados, em tentativa de controlar a inflação oficial.

A escassez tem sido especialmente problemática em algumas partes da região produtora de grãos do sul da Rússia, onde o combustível é crucial para a colheita. Uma crise séria poderia ser incômoda para o Kremlin, já que uma eleição presidencial se aproxima em março.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras faz nova descoberta de petróleo de "excelente qualidade" no bloco de Aram Petrobras faz nova descoberta de petróleo de "excelente qualidade" no bloco de Aram
Petróleo sobe 3% com apoio de esperanças em negociações entre EUA e China Petróleo sobe 3% com apoio de esperanças em negociações entre EUA e China
Preços do petróleo sobem 1% com apoio das esperanças comerciais entre EUA e China
Petróleo sobe quase 3% com a queda do preço que desencadeia a compra; preocupações com o excesso de oferta pesam
Petróleo cai mais de US$1 por barril após Opep+ acelerar aumento da produção
Produção de petróleo e gás do Brasil cresce em março com recorde no pré-sal, diz ANP