Petróleo cai 1% com alta de juros pelo Fed e queda menor de estoques dos EUA
Por Arathy Somasekhar
HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo caíram cerca de 1% nesta quarta-feira, depois que dados mostraram que os estoques de petróleo dos EUA caíram menos do que o esperado e o Federal Reserve elevou as taxas de juros em 0,25 ponto percentual.
Os futuros de petróleo Brent fecharam em queda de 0,72 dólar, ou 0,9%, a 82,92 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) encerraram a 78,78 dólares, queda de 0,85 dólar, ou 1,1%.
Ambos os contratos de referência caíram mais de 1 dólar no início da sessão, depois de atingir máximas de três meses na terça-feira.
O aumento dos juros -- o 11º do Fed em suas últimas 12 reuniões -- colocou a taxa de referência do banco central dos EUA na faixa de 5,25% a 5,50%. O comunicado que a acompanha a decisão deixou a porta aberta para novos aumentos.
Taxas de juros mais altas aumentam os custos de empréstimos para empresas e consumidores, o que pode desacelerar o crescimento econômico e reduzir a demanda por petróleo.
Enquanto isso, os estoques de petróleo dos EUA diminuíram em 600.000 barris na semana passada, de acordo com a Administração de Informação de Energia (AIE), em comparação com as estimativas de queda de 2,35 milhões de barris. [EIA/S] [API/S]
Os estoques de gasolina e diesel também caíram menos do que o esperado, mostraram dados da AIE.
"As reduções não foram tão espetaculares. Foi um relatório neutro a baixista, além do aumento da taxa do Federal Reserve, que pode ter um impacto negativo na demanda e nos preços", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.
(Reportagem de Arathy Somasekhar em Houston, Natalie Grover em Londres; Reportagem adicional de Yuka Obayashi e Trixie Yap)