Petrobras recorrerá de decisão do Ibama na Foz do Amazonas, ficará mobilizada, dizem fontes

Publicado em 19/05/2023 16:53

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras deverá apresentar na próxima semana recurso contra decisão do Ibama que negou pedido de licença para perfuração na Bacia da Foz do Rio Amazonas e espera ter uma resposta em cerca de dez dias, disseram fontes próximas das discussões.

Enquanto isso, a companhia permanecerá mobilizada na região com sonda, navios e todos os recursos necessários para a realização de um grande simulado de emergência para o qual a companhia está pronta desde o ano passado, disseram essas pessoas, na condição de anonimato.

A decisão pela permanência da petroleira na área vem após o Ministério de Minas e Energia ter solicitado na véspera que a Petrobras fique mobilizada por tempo necessário para avanço das discussões com o Ibama. Antes, a empresa indicou que desmobilizaria os equipamentos, diante da negativa do órgão ambiental.

Uma das fontes frisou que a empresa irá pleitear no recurso que tenha a chance, pelo menos, de realizar o simulado, para "comprovar em campo a efetividade do plano que foi apresentado". A petroleira também considera buscar ainda melhorias em seu plano de exploração, que no entendimento da empresa já é "robusto", no "estado da arte", disse a pessoa.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
undefined