Irã apreende segundo petroleiro em uma semana no Golfo, diz Marinha dos EUA
DUBAI (Reuters) - O Irã apreendeu nesta quarta-feira um segundo petroleiro em uma semana nas águas do Golfo, informou a Marinha dos Estados Unidos, a mais recente escalada em uma série de apreensões ou ataques a embarcações comerciais nas águas do Golfo desde 2019.
A Quinta Frota da Marinha dos EUA, com sede no Barein, disse que o petroleiro Niovi, de bandeira do Panamá, foi apreendido pela Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGCN) às 6h20 enquanto passava pelo Estreito de Ormuz.
Na primeira resposta do Irã, o promotor de Teerã anunciou que o petroleiro foi apreendido por ordem judicial após uma denúncia de um demandante, disse a agência de notícias do judiciário Mizan. Não foram fornecidos mais detalhes.
O incidente ocorre depois que o Irã apreendeu na quinta-feira um petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall no Golfo de Omã chamado Advantage Sweet. Esse navio-tanque está sendo mantido pelas autoridades iranianas em Bandar Abbas, informou o registro da bandeira das Ilhas Marshall na terça-feira.
A empresa de segurança marítima Ambrey disse acreditar que a apreensão do Advantage Sweet pelo Irã foi em resposta a uma recente apreensão por meio de uma ordem judicial dos Estados Unidos de uma carga de petróleo a bordo do navio-tanque Suez Rajan, das Ilhas Marshall.
O petroleiro Niovi apreendido na quarta-feira viajava de Dubai em direção ao porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, quando foi forçado por barcos do IRGCN a mudar de rumo em direção às águas territoriais iranianas, informou a Marinha.
(Reportagem de Jonathan Saul, Nadine Awadalla, Ahmed Elimam e Parisa Hafezi)