Petróleo cai 1% após atingir máximas de vários meses com alerta de demanda da Opep
Por Shariq Khan
BENGALURU (Reuters) - Os preços do petróleo caíram 1 dólar por barril nesta quinta-feira, com um relatório da Opep alimentando as preocupações com a demanda e os operadores realizando lucros depois que os índices de referência atingiram máximas de vários meses na sessão anterior.
O petróleo Brent caiu 1,24 dólar, ou 1,4%, para 86,09 dólares o barril, apenas a segunda vez neste mês que a referência global fechou em queda. O petróleo nos EUA (WTI) caiu 1,10 dólar, ou 1,3%, para fechar a 82,16 dólares o barril.
Ambos os índices de referência subiram 2% na quarta-feira, para o nível mais alto em mais de um mês, após o arrefecimento da inflação nos EUA ter estimulado as esperanças de que o Federal Reserve dos EUA pare de aumentar as taxas de juros.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) sinalizou riscos negativos para a demanda de petróleo no verão no Hemisfério Norte em um relatório mensal nesta quinta-feira, destacando o aumento dos estoques e os desafios para o crescimento global.
O relatório esclareceu as razões por trás de um corte surpresa na produção anunciado pela Opep+, que inclui a Rússia e outros aliados da Opep, no início deste mês.
"Em geral, eu diria que vimos aumentos nos estoques de petróleo nesta semana nos países que publicam dados de estoques, então talvez isso seja uma percepção de que o mercado não mudou para um déficit", disse o analista do UBS Giovanni Staunovo.
(Reportagem de Shariq Khan; Reportagem adicional de Rowena Edwards, Yuka Obayashi e Jeslyn Lerh)