Enauta inicia produção em novo poço de Atlanta e eleva capacidade para mais de 20 mil bpd
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A petroleira brasileira Enauta iniciou no fim de semana a produção de um novo poço no campo de Atlanta, na Bacia de Santos, que permitirá elevar o potencial do campo para mais de 20 mil barris por dia e trará mais estabilidade na geração de caixa, apontou a empresa em comunicado nesta segunda-feira.
O novo poço está em fase de ramp-up e, no momento, produz aproximadamente 10 mil barris de óleo por dia, elevando a produção total do campo de Atlanta para 16,1 mil barris de óleo por dia, disse a companhia.
Em 2022, a produção média diária de Atlanta foi de 9,2 mil barris --aumento de 1,6% em relação à produção proporcional à sua participação em 2021.
"A entrada em operação deste novo poço fortalece o compromisso com o aumento da produção no campo de Atlanta, trazendo maior estabilidade à geração de caixa da companhia", disse em nota o CEO da Enauta, Décio Oddone.
Esse é o primeiro de três poços programados para Atlanta, cuja campanha de perfuração foi iniciada em novembro de 2022. Os demais poços serão concluídos ao longo deste ano e aguardarão para serem conectados ao novo FPSO Atlanta no Sistema Definitivo (SD), cuja previsão de entrada em operação está prevista para meados de 2024.
A Enauta reiterou que, em uma segunda fase do projeto, planeja a perfuração de outros quatro poços, com o objetivo de aumentar a produção de Atlanta.
(Por Marta Nogueira)