Preços do petróleo sobem após dados de emprego nos EUA

Publicado em 10/03/2023 17:51

Por Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo subiram mais de 1% nesta sexta-feira, após dados de emprego nos EUA melhores do que o esperado, embora ambos os índices de referência tenham caído mais de 3% na semana devido ao nervosismo sobre o aumento das taxas de juros nos EUA.

O Brent subiu 1,19 dólar, ou 1,5%, para 82,78 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,96 dólar, ou 1,3%, para 76,68 dólares.

Expectativas de novos aumentos de juros na maior economia do mundo e na Europa obscureceram as perspectivas de crescimento global e levaram os dois índices de referência do petróleo para baixo nesta semana.

No entanto, o Federal Reserve dos EUA pode ter menos motivos para aumentar as taxas de juros tão acentuadamente ou tão alto quanto alguns pensavam, depois que um relatório do governo nesta sexta-feira reacendeu as esperanças de alívio à inflação em meio a sinais de que o mercado de trabalho interrompido pela pandemia está se normalizando.

O presidente do Fed, Jerome Powell, alertou sobre aumentos de juros mais altos e potencialmente mais rápidos, dizendo que o banco central estava errado ao pensar inicialmente que a inflação era "transitória". Sua próxima reunião de política monetária está prevista para 21 e 22 de março.

"Os preços do petróleo estão flutuando fortemente devido aos temores renovados de aumentos nas taxas de juros do Fed", disse Phil Flynn, analista do Price Group.

Um dólar em fortalecimento também está tornando o petróleo mais caro para detentores de outras moedas.

(Reportagem adicional de Shadia Nasralla, Sudarshan Varadhan e Muyu Xu em Cingapura)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai conforme investidores ignoram saída de Biden e focam em fundamentos fracos
Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log